Artigo: O valor da união

uniaoUnião é o ato ou o afeto de unir-se, associação ou combinação de coisas diferentes, de modo a formar um todo.

Prestaram atenção no significado dessa palavra tão pequena?
Amizade, casamento, matrimônio, junção, contato… todas essas palavras descrevem uma só: união.

Você é unido a alguém? Tem união com seus amigos, colegas de trabalho, faculdade, da igreja ou mesmo aqueles que conhecem ao longo de suas vidas?

União é também uma ligação ou combinação de esforços e de pensamentos: a união faz a força!

Ser unido a alguém não significa apenas estar ao lado dessa pessoa os momentos bons e felizes e sim estar junto em qualquer momento, seja ruim ou bom.

Um dos símbolos da união é a aliança. Repare em uma aliança, por exemplo. Ela é um objeto sem interrupções e sem fim. Uma aliança, uma vez feita, jamais deve quebrar-se, porém mesmo que aconteça ela nos dá a oportunidade de refazê-la sem que haja novamente interrupções ou mesmo um fim.

As pessoas unidas sinceramente a você não são aquelas que sempre lhe dizem o que queres ouvir, mas sempre te falam o que precisas saber, mesmo que as vezes isso doa, até porque para falar o que lhe agrada tem aos montes, mas para ser unido pura e intimamente a ponto de te mostrar a verdade independentemente goste você ou não são poucos.

Mas esses poucos o fazem porque querem o seu bem tanto quanto o deles, pois em uma união todos são um só e sendo assim o que um sente ou outro também sentirá, alegria, tristeza, dor, amor, saudade.

Um mecanismo só funciona se todas as suas engrenagens estiverem unidas, nem muito próximas nem muito afastadas, mas unidas exatamente na medida certa e exercendo cada uma a sua função com a mesma força e emprenho. Assim deve ser nossa união para com os nossos.

Como anda a sua aliança com seu próximo, com sua família e, o mais importante, com Deus? Pense nisso, refaça-a caso necessário e mantenha essa união.

 

Cezar Dias Luciano68985_895414323849352_2773759627498866261_n
Empresário, escritor, estudante de psicanálise

Contato: [email protected]

 

*Fotos: divulgação, cedida pela fonte

*Artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião deste veículo.

2 Respostas para “Artigo: O valor da união

  1. 01 dica sobre a União – Sermão do Padre Vieira sobre a União (excertos)

    Leia, com toda a atenção, os trechos do Sermão do Santíssimo Sacramento, pregado pelo Padre Antônio Vieira (1608-1697), em Santa Engrácia, no ano de 1662. Ele fala sobre a união. Veja como, o que ele diz no século XVII, se aplica aos dias de hoje.

    ““Toda a vida (ainda das coisas que não têm vida) não é mais que uma união. Uma união de pedras é edifício: uma união de tábuas é navio: uma união de homens é exército. E sem essa união, tudo perde o nome e mais o ser. O edifício sem união é ruína: o navio sem união é naufrágio: o exército sem união é despojo. Até o homem (cuja vida consiste na união de alma e corpo) com união é homem, sem união é cadáver.”

    “… Por mais alta que esteja a cabeça, se não está unida é pés. Por mais ilustre que seja o ouro, se não está unido é barro. Nobreza e desunida, não pode ser, pois em sendo desunida, deixa de ser nobreza. É vileza.

    “… Para derrubar um reino e muitos reinos onde há desunião, não são necessárias baterias; não são necessários canhões; não são necessários trabucos; não são necessárias balas, nem pólvora. Basta uma pedra: o lápis.

    Para derrubar um reino e muitos reinos onde falta a união não são necessários exércitos, não são necessárias campanhas, não são necessárias batalhas, não são necessários cavalos, não são necessários homens, nem um homem, nem um braço, nem uma mão. Nós temos muito boas mãos e o sabem muito bem os nossos competidores. Mas se não tivermos união, nem eles haverão mister mãos para nós, nem a nós nos hão de valer as nossas”.”

    A verdade, de ontem e hoje, é que sem união nada sobrevive, não pode haver sucesso. Nesta semana faça uma reflexão sobre o valor da união para sua vida pessoal e profissional. Lembre-se que “sem união, tudo perde o nome e mais o ser”.

    Pense nisso. Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *