Feira de Saúde gratuita para crianças dia 23 na Serra

Nutrição-na-infânciaUma pesquisa recente divulgada pelo Sistema Nacional de Indicadores em Direitos Humanos (SNIDH), revelou que 7,3% das crianças com menos de 5 anos estão com excesso de peso. Entre 5 e 9 anos, a taxa chega a 33,5% no país. Os dados ainda mostram que esse estado nutricional na primeira infância repercute na vida adulta.

O problema preocupa, mas a solução é simples, se iniciada desde cedo. Entre as armas para combater o vilão da obesidade infantil, estão a alimentação adequada, o bom uso da água e a prática de exercícios físicos.

Pensando em informar crianças e pais, a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Vila Nova de Colares, em Serra, promove no bairro uma feira de saúde gratuita no próximo sábado (23), com orientações teóricas e práticas. Voltado para o público infantil e com o tema “Amiguinhos da Saúde”, o evento vai trazer os benefícios de uma boa alimentação, prática de exercícios, aproveitamento do sol, da água e outros itens provenientes da natureza.

Tudo isso de uma forma divertida. Os pequenos participarão de atividades que remetem à uma vida saudável, como pular corda e exercícios de respiração. Na parte sobre alimentação, será possível comer uma deliciosa salada de frutas. “Em cada fase/estande que eles passarem, irão aprender na prática e receber um objeto para lembrar das dicas. Na parte de exercícios, ganharão uma corda para pular em casa. Na da importância do sono, um tapa olhos colorido”, adianta uma das organizadoras do evento, Viviane Zahn.

O evento também vai expor pratos criativos, preparados com alimentos naturais de baixo custo e alto valor nutricional. “O objetivo é que eles entendam que é possível e necessário cuidar do corpo desde cedo. Essa consciência pode evitar doenças e problemas no futuro”, ressalta Viviane.

Para os pais que forem ao local, uma palestra vai orientar sobre a educação infantil. O objetivo é dar dicas para proporcionar à criança uma vida saudável, incluindo o corpo e a mente. Para isso, estarão presentes uma psicopedagoga e uma especialista em gastronomia.

Serviço

Feira de Saúde

Local: Igreja Adventista do Sétimo Dia de Vila Nova de Colares
End.: Rua Iguatemi, 200, Vila Nova de Colares – próximo ao Bar do Mazinho
Data: 23 de Maio, de 14h30 às 16h

 

Raquel_rcc (1)Celebração de Pentecostes

A Igreja Católica celebra pentecostes e várias atividades acontecem nas igrejas. Em comemoração e unidade com a Igreja, o Grupo de Oração Jovem Sentinelas da Manhã: “Aqui tem jovem, aqui tem fogo” será especial, nesta quinta-feira (21).

Com o tema “Ficaram todos cheios do Espírito Santo”, o Grupo contará com a presença da pregadora Raquel do Bom Jesus (foto), do Grupo de Oração Despertai. O encontro começa às 22h30, na Comunidade Nossa Senhora da Paz, em Coqueiral de Itaparica, próximo ao Ginásio de Esportes Tartarugão.

 

Oito em cada dez brasileiros se consideram religiososProcissao-Sebastiao_ACRIMA20110120_0067_13

No Brasil, oito em cada dez (79%) habitantes se dizem pessoas religiosas. É o que mostra a pesquisa Barômetro Global de Otimismo, feita pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), realizada em 65 países, com 63.898 entrevistados. Os que não se consideram religiosos somam 16% da população brasileira e outros 2% afirmam ser ateus.

A proporção de pessoas que se consideram religiosas coloca o Brasil acima da média global, que é de 63%. Em contrapartida, os que não se consideram religiosos somam 22% da população mundial e 11% afirmam ser ateus.

Na África e no Oriente Médio, o percentual dos que mencionam ser religiosos é de, respectivamente, 86% e 82%. No leste europeu e nas Américas, esse percentual recua para 71% e 66%, respectivamente. Na Ásia, 62% dos habitantes se dizem religiosos.

As populações da Oceania e do oeste da Europa são as que possuem as opiniões mais polarizadas. Na Oceania, 44% se consideram religiosos e 37% não se consideram, enquanto nos países europeus essa proporção é de 43% x 37%. É também nessas duas regiões e na Ásia onde se encontra a maior quantidade de ateus: 14% no oeste europeu e na Ásia e 12% na Oceania.

Os menos religiosos

O país com menos pessoas religiosas é a China, onde 61% da população declara ser ateia, cerca de duas vezes mais do que qualquer outro país pesquisado. Além disso, 29% dos chineses afirmam não ser religiosos. Hong Kong e Japão são os outros países com a maior quantidade de ateus: 34% e 31%, respectivamente. No Ocidente, o país menos religioso é a Suécia, onde 74% declaram não ser religiosos ou afirmam ser ateus.

A pesquisa mostra ainda que há uma relação direta da religiosidade com idade, renda e nível educacional. Segundo o estudo, pessoas com maior grau de instrução e os mais jovens (até 34 anos) tendem a ser mais religiosos: 80% e 66%, respectivamente.

Por outro lado, quanto maior a renda menor o nível de religiosidade. Entre os que possuem maior renda, menos de 50% se dizem religiosos, contra 70% dos que possuem os menores rendimentos. A quantidade de ateus segue o mesmo caminho: atinge 25% entre os que possuem os maiores rendimentos e é de apenas 5% entre as pessoas com os menores ganhos.

 

Pra pensar

“Um homem que é mestre da paciência é mestre de todo o resto.” – George Savile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *