Artigo: A esperança e o ano novo

Há esperanças e há a esperança que é fruto da ação de Deus em nossas vidas, sendo uma das maiores virtudes cristãs. As festas de fim de ano mexem com muitos sentimentos em nós, mas em algum desses podemos depositar a nossa esperança? Será que nossos sentimentos são bases para a nossa confiança? Será que a virada do ano em si traz uma nova fase em nossa vida? As questões são: temos uma esperança dada por Deus? Ou uma esperança natural? Quais são as fontes de esperança?

Alguns chamam de esperança o que não é esperança cristã. Alguns pensam que esperança é crer que algo acontecerá de forma vaga e sem convicção. Tal sentimento muitos têm relação ao próximo ano: sonhos, planos, que esperamos que aconteçam, que desejamos, mas não há certeza quanto a realização.

Outros creem em relação ao futuro baseando-se nas suas poses, posição, estabilidade, que parece ter alcançado. Tal sentimento não é esperança, é arrogância. É uma esperança selfie, que na verdade é em si e para si.

Ainda por esse caminho, a esperança de muitos baseia-se em outrem ser humano. Deposita suas expectativas na ação de alguém. Às vezes baseia-se em promessas feitas, mas quem poderá garantir a concretização? O próprio homem não pode. Maldito é o homem que faz de si mesmo a sua força, e só conta com ele mesmo.

Há a esperança também em algum tipo de meio ou instrumento que nós pensamos nos habilitar para a realização do nosso sonho, como: dinheiro, trabalho, herança, poupança etc. Porém, todas estas coisas são sujeitas a intempéries e desgastes. Além disso quem nos pode garantir que teremos eficiência necessária para manusearmos esses instrumentos a tal ponto de conquistar?

A esperança cristã é ter convicção em Deus, em Sua Palavra. A fé é a certeza das coisas que se esperam. A Esperança é a fé em ação com relação ao futuro. É ter convicção. É viver ancorado em meio ao turbilhão da existência. É crer no amanhã. É saber que Jesus é a Ressurreição e a Vida, quem crê nEle ainda que esteja morto, viverá. A Esperança cristã não é difusa, não tem uma visão opaca, nebulosa. Ela vislumbra aquilo que já foi revelado há muitas gerações. As gerações se sucedem e comprovam que a esperança que temos não é vã. O fato de Jesus ter ressuscitado dos mortos nos dá a certeza, que essa inimiga da humanidade, a morte, não calará a continuidade do Povo de Deus.

Neste fim de ano não sabemos o que nos acontecerá em relação a esta vida terrena. Porém, temos esperança (convicção) que nada nos separará do amor de Deus e que para nós sempre haverá um amanhã, pois temos a vida eterna, que transcende a vida física. Temos a esperança que a obra de Deus na nossa vida não fica inconclusa, Ele concluirá.

Termine o ano alimentando-se da Palavra de Deus. Assim a sua esperança também será alimentada. Nenhuma circunstância por mais difícil que seja tirará de nós a convicção (esperança), que teremos sempre um amanhã, pois a vida eterna já começou, quando cremos, e nunca terminará. A esperança cristã é bem fundamentada, pois está alicerçada em Cristo, a pedra angular, que viveu entre nós de forma vitoriosa e voltará para nos buscar.

Inicie o novo ano com garra, com coragem de avançar para as metas colocadas e vocacionadas por Deus em você. A nossa alegria está associada com a relação que temos com os nossos propósitos de vida. A esperança tem tudo a ver com a alegria, pois sem esperança não se está vivendo, a pessoa está morta por dentro. Viver é viver com esperança. Impulsionado pelo desejo de alcançar o que Deus colocou no coração.

Por Pr. Eber Jamil

 

 

Um comentário em “Artigo: A esperança e o ano novo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *