Startup cria solução inovadora para leitura no celular

nexbook
Compartilhe esta notícia

Como é a sua experiência de leitura no celular? Chata, cansativa, desanimadora. Essas foram as respostas que os sócios Priscila Vaz e Rafael Santos, da startup carioca Nextale, ouviram quando foram às ruas saber das pessoas como era ler no celular. Portanto, visando solucionar esse problema, eles criar o nexbook, um formato para leitura no celular pensado especialmente para o universo digital.

Ao ler um livro no formato nexbook, o leitor mergulha no universo da história em uma experiência imersiva por meio da inserção de efeitos sonoros e visuais que prendem a atenção e ampliam a imaginação enquanto o leitor vai avançando na trama. O tempo de leitura de cada leitor controla os efeitos, e, dessa forma, cada experiência é única.

Para experimentar a leitura nesse formato, os consumidores têm à disposição um aplicativo para Android e iOS, no qual encontram histórias clássicas que foram transformadas em nexbook.

“Começamos pelas histórias de Charles Perrault, porque elas são um excelente exemplo de narrativa de ficção que os leitores já têm em seu imaginário. A ideia era resgatar o afeto por ‘Chapeuzinho Vermelho’, para apresentar um produto completamente novo, e não-infantil, já que as versões originais de Perrault são bem diferentes daquelas que costumamos conhecer”, explica Vaz, que também é pesquisadora na área de narrativas e contos de fadas. Até o momento, já são 12 livros no catálogo que continua em expansão.

O produto começou a ser desenvolvido em 2018 e teve apoio de alguns programas de fomento à startups. No Rio de Janeiro, a empresa contou com o apoio do Startup Rio e o financiamento da FAPERJ, para desenvolver a sua primeira versão. A Nextale também foi acelerada pelo programa Inovativa Brasil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Em 2020, a startup recebeu o seu segundo aporte para investir ainda mais em sua versão comercializável.

Com o conceito de sua inovação já validado junto ao público, a empresa busca editoras e parceiros para ampliar o seu catálogo. “É fundamental compreender que, sendo um produto 100% digital, os nossos livros são dinâmicos e evoluem a todo momento. Como usamos a lógica do ‘content first’, cada livro que fazemos é único. Mas a nossa tecnologia nos permite fazer a produção em massa”, explica Santos, responsável pelo desenvolvimento dos produtos.

O formato nexbook foi pensado para leitores a partir dos 11 anos de idade, que já estejam maduros para leituras mais longas. A aposta da empresa é atender as demandas que se iniciam com as leituras escolares e seguir com títulos que ajudem a aumentar o interesse dos jovens pela leitura.

O catálogo em expansão vai englobar diversos livros de domínio público, que ainda hoje movimentam muito a indústria do livro. “Estamos focando no público jovem, porque ele é mais propenso a aceitar com facilidade as novas tecnologias. Mas fazemos um produto que encanta e agrada público de 11 a 90 anos”, completa Vaz.

O app já foi baixado por pessoas de todo o Brasil e o público é bem variado. A empresa disponibiliza um vídeo-trailer de um de seus livros, para que o público possa entender melhor o produto, mas garante que não se compara com a experiência de ler o livro.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Um comentário em “Startup cria solução inovadora para leitura no celular”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *