Mural Aprovados do Sisu: edtech lança plataforma que disponibiliza dados do Sisu para as escolas

Mural Aprovados do Sisu
Compartilhe esta notícia

Os alunos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) receberam na última sexta-feira (16) os resultados da chamada regular das universidades ou instituições de ensino público do país em que eles foram aceitos. Já para a escola, compilar todas as informações de seus alunos pode demorar um certo tempo. Isso porque precisam se comunicar com os alunos para confirmar a aprovação, ou consultar milhares de listas dos diferentes cursos oferecidos no Sisu. Dessa forma, a startup de educação Evolucional acaba de lançar o Mural Aprovados do Sisu (clique aqui), um sistema com dados rápidos e precisos de todos os alunos que fizeram o Enem. Portanto, qualquer escola poderá acessar gratuitamente as informações consolidadas a respeito da aprovação dos seus alunos inscritos no Sisu.

De acordo com Vinícius Freaza, sócio-diretor da Evolucional, oferecer essa ferramenta para as escolas, de forma gratuita, é uma maneira prática para que os gestores dessas instituições saibam, em questão de minutos, quais foram os alunos aprovados em cursos nas mais diversas universidades do país.

“É fundamental para os gestores divulgarem os resultados de aprovação dos alunos de suas escolas pela aprovação de alunos. Antes, precisavam entrar em contato com cada um dos candidatos ou pesquisar pelos seus nomes individualmente em milhares de listas no Sisu. Com a ferramenta, basta fazer o upload da planilha com os nomes dos candidatos então a plataforma apresentará os resultados que o gestor precisa”, explica.

O Mural Aprovados do Sisu auxilia a escola a obter dados rápidos e precisos de todos os alunos que se inscreverem para o Sisu. A plataforma possui informações agrupadas sobre o número de aprovados, instituição e colocação. A nova ferramenta é apenas uma das possibilidades que a Evolucional traz para o trabalho com os resultados do último Enem.

“Os dados e evidências coletados por simulados, avaliações oficiais, como, por exemplo, o Enem, e até mesmo as inscrições no Sisu, devem ser utilizados para a construção de ferramentas, sistemas e métodos pedagógicos que otimizem processos, economizem tempo e contribuam para a melhoria da educação”, afirma Freaza.

Todos os anos a Evolucional também divulga uma tabulação com os resultados do Enem por escola. Isso ocorre após apuração dos microdados disponibilizados pelo MEC de todas as escolas do Brasil. A inteligência de dados desenvolvida pela Evolucional permite compilar dados antes divulgados somente pelo Inep, desde a variação das notas de corte de cada curso em relação ao Sisu anterior, número de vagas preenchidas na primeira chamada, até indicadores socioeconômicos à respeito dos candidatos da prova, dado relevante diante da instabilidade causada pela pandemia na última edição do Enem. Os resultados desses levantamentos estão previstos para serem divulgados no final do primeiro semestre deste ano.

A lista de selecionados deste ano já pode ser consultada no site do Sisu. As matrículas poderão ser realizadas até a próxima sexta-feira (23).

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *