As verdadeiras 7 fórmulas que todo pré-vestibulando precisa saber

Pré-vestibulando
Compartilhe esta notícia

Os cursos de pré-vestibular são conhecidos por bombardearem os alunos com uma carga imensa de conteúdo. O que se justifica pelo escasso tempo e pelo imenso volume curricular a ser ministrado. Dessa forma, é comum esbarrar em práticas que frisam e/ou endossam a “decoreba” dos assuntos nas instituições educacionais. Músicas, macetes e fórmulas são exemplos corriqueiros na vida do pré-vestibulando, que, mesmo sendo objetos de controvérsia, funcionam para muitos alunos na hora de relembrar um conteúdo em um exame.

Por isso, transformamos sete aspectos importantíssimos que são negligenciados pelo pré-vestibulando e que precisam ser aplicados em seu ano de preparação para maximizar a chance de aprovação em fórmulas matemáticas. Conheça-os:

  1. Constância > intensidade;
  2. Psicológico + cognitivo + físico = resultado;
  3. Saldo energético semanal = 0;
  4. Erro + reflexão = progresso;
  5. Taxa de revisão = dias estudados / (dias estudados + dias para a prova);
  6. Específico + generalista;
  7. Relevância + proficiência + dependência = prioridade.

Constância > intensidade

O vestibular não é uma prova de 100m rasos, é uma maratona. Logo, manter-se constante e fazer todo dia um pouquinho é fundamental. Portanto, é muito mais eficiente que dar tudo de si em uns alguns poucos dias e esgotar suas energias.

É comum no início do ano os candidatos se debruçarem nos livros e em questão de poucos meses estarem cansados física e psicologicamente. Por esse motivo, o equilíbrio é essencial para se chegar saudável na reta final. Em outras palavras, no longo prazo, a constância vence a intensidade.

Psicológico + cognitivo + físico = resultado

Conforme explicado no artigo “O que fazer nessa reta final para o Enem 2021 – Parte 2”, esses três pilares são fundamentais para se ter um bom resultado. Sustentar uma mente saudável, estudar com consistência, fazer exercícios físicos e saber descansar quando for necessário é o que leva ao sucesso neste difícil ano de preparação.

Não é aprovado o candidato que estuda mais, e sim o mais preparado. Para uma boa preparação, todos os fatores supramencionados são importantes; se um deles for zero, o resultado também será prejudicado.

Saldo energético semanal = 0

O saldo energético da semana de estudos não pode ser maior que zero. Se for, foi estudado menos do que deveria e isso levará a sensação de não ter tido um rendimento adequado. Da mesma forma, o saldo não pode ser menor que zero. Se for, provavelmente foi estudado mais do que deveria e na próxima semana iniciará com cansaço acumulado, prejudicando o aprendizado e aumentando um efeito dominó ou bola de neve, sustentado por café, mas que vai se acumulando até explodir.

Encontrar o ponto ideal de estudos semanais não é uma tarefa simples. Por isso, usar o início do ano é importante para buscar o equilíbrio e ir conhecendo o seu próprio ritmo. Então, aos poucos, ir regulando a carga de estudos. Somente o próprio candidato sabe a carga que consegue aguentar. Respeitá-la é crucial.

Erro + reflexão = progresso

Os erros devem ser encarados como aliados e saber utilizá-los é fundamental para o progresso cognitivo. Sendo assim, o erro é um tempero importante para a receita do sucesso e quando adicionado a uma reflexão bem feita, se torna mais fácil de se decidir ou encontrar um caminho por onde seguir, tornando-se difícil de o cometer novamente.

Errar uma questão e simplesmente deixar de lado ou não buscar entender o que levou à falha, é um equívoco comum entre os estudantes que deve ser a todo custo evitado.

Taxa de revisão = dias estudados / (dias estudados + dias para a prova)

Talvez a fórmula mais difícil de interpretar e mais negligenciada pelos estudantes seja essa. Conforme dito em artigos anteriores, as revisões são vitais para uma boa memorização do conteúdo. Sem elas o cérebro pode entender que o assunto não é tão relevante e, por isso, pode descartá-lo.

Desse modo, a taxa de revisão tem que ser igual ao número de dias estudados até o momento dividido pelo número total de dias desde o início até a data da prova. Em outras palavras, se tenho 100 dias totais de preparação para o vestibular e estou no dia 50 (na metade do caminho), logo 50/100 = 0,5.

Assim, 50% do meu tempo tem que ser destinado a revisão, e quanto mais próximo do vestibular, maior deve ser o tempo para revisar conteúdos que já assimilei. No início, essa taxa é zero, pois não tem nada a ser revisado, mas é necessário ir aumentando o volume de revisões de acordo com o tempo e reduzindo a assimilação de conteúdos novos.

Obviamente essa regra não precisa ser seguida à risca, mas o princípio de ir invertendo a quantidade de assimilação e de revisão tem que ser levado em consideração.

Específico + generalista

Priorizar as ações em um ano com tempo escasso e no qual as possibilidades de estudos são grandes, é essencial. Nesse caso, é importante destinar energia para um foco apenas.

A aprovação pode ser obtida estudando sem foco algum? Sim, porém com foco, há a prioridade nas matérias certas e tendo em vista o vestibular que se deseja, as chances serão maximizadas.

Relevância + proficiência + dependência = prioridade

Sabemos que priorizar é uma das chaves para o sucesso do pré-vestibulando. Então, para se priorizar corretamente, é necessário saber sobre o que se tem domínio e sobre o que não se tem (o que chamamos proficiência). Também é saber o que mais cai no seu vestibular foco (relevância), bem como entender o nível de dependência entre as matérias mais cobradas (dependência).

Estudar sem se conhecer, estudar algo que não cai com frequência e querer começar por um assunto mais complicado sem ter domínio do conteúdo antecessor, não contribui para uma boa priorização nos estudos dos candidatos.

Neste ano repleto de pressão, ansiedade, concorrência e conteúdo é fundamental pensar de maneira estratégica. Iniciar o ano estudando sem ter uma estratégia bem desenhada pode resultar em mais um ano de pré-vestibular. Por isso, as sete estratégias listadas em fórmulas acima resumem as boas práticas (negligenciadas) que um estudante precisa levar em consideração durante sua preparação para seu concurso, vestibular ou exame.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

*artigo escrito por Lorenzo Ferrari Assú Tessari, especialista em aprendizagem e metodologias de ensino e diretor e cofundador da Gama Ensino e da Anole.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *