Criatividade e inteligência: você sabe qual é a relação entre elas?

Criatividade
Compartilhe esta notícia

A criatividade é sempre um ponto intrigante dentre as incríveis capacidades que o cérebro humano tem. A habilidade de correlacionar diferentes fatos para criar ideias inovadoras já foi alvo de muitos estudos que buscaram entender melhor o funcionamento dessa competência.

O estudo da criatividade

No artigo “A criatividade precisa ser trabalhada constantemente, com treinos e desafios para desenvolver suas habilidades” foi analisado o funcionamento cerebral que leva às habilidades criativas.

Elas ocorrem devido à função, principalmente, de duas área do cérebro: o córtex frontal, responsável pela memória de curto prazo, flexibilidade cognitiva, planejamento e diversas funções que colaboram para o processo criativo; e o hipocampo, conhecido por armazenar e recuperar memórias, bem como relacionar experiências para a formulação de novas ideias.

De acordo com um estudo feito pela Beneked e colaboradores em 2018, onde se analisou a atividade cerebral de pacientes durante a criação e lembrança de ideias originais, foi visto uma ativação de regiões parahipocampais e no córtex pré-frontal bilateral.

Dessa forma, foi apresentada uma versão de que a geração de ideias ocorre por meio da lembrança de ideias originais e reforçando a ação do córtex frontal e do hipocampo na criatividade.

A criatividade pode ser estimulada?

O pensamento criativo se dá baseado na capacidade imaginativa do ser humano, de visualização de possibilidades que ainda não aconteceram. Ademais, a mesma região cerebral ligada à imaginação do futuro também está relacionada à lembrança do passado. A relação entre os dois contrapontos favorece a capacidade imaginativa e, portanto, a criatividade.

Esse processo pode ser aprimorado por meio de alguns hábitos simples, como:

  • Exercícios físicos;
  • Curiosidade;
  • Desafios;
  • Exercício cerebral.

Exercícios físicos

Alguns neurotransmissores importantes são liberados com o exercício físico e auxiliam no desenvolvimento criativo.

Curiosidade

Estimule a buscar por conhecer campos ainda não explorados, a curiosidade e a criatividade andam lado a lado.

Desafios

Quando o cérebro é movido, por meio de atividades desafiantes, a realizar tarefas complexas, a criatividade, portanto, é estimulada para a realização da meta proposta.

Exercício cerebral

Jogos que desafiam e exercitam o cérebro e o estimulam a criar estratégias são ótimos para fortalecer a criatividade.

Criatividade e inteligência: existe relação?

Alguns estudos apontam que pessoas que têm um QI elevado possuem as regiões do cérebro responsáveis pela criatividade mais desenvolvidas. No entanto, não são habilidades que andam sempre juntas. Ou seja, o tamanho da criatividade não tem relação com o tamanho do QI.

A personalidade é outro fator importante no processo criativo, isso porque ela atua como uma facilitadora aliada ao nível de conhecimento. E, junto com experiências, interferem na criatividade, mas não a determinam totalmente.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Criatividade

*artigo escrito por Dr. Fabiano de Abreu Agrela. Diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler e chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International.

Um comentário em “Criatividade e inteligência: você sabe qual é a relação entre elas?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *