Volta às aulas 2023: saiba como os pais podem ajudar na retomada dos estudos

Conhecer boas dicas para a volta às aulas 2023
Compartilhe esta notícia

Com a proximidade da volta às aulas 2023, uma série de adaptações na rotina de férias dos alunos devem mudar. Isso passa por como acordar cedo, se acostumar ao dia a dia na escola, bem como retomar e recuperar a autonomia de gerenciar o próprio estudo.

De acordo com a coordenadora pedagógica Écia Sales, da Luminova, a rotina dos alunos fora do ambiente escolar precisa contar com o apoio da família para organizar essa nova agenda diária de estudos.

5 dicas para a volta às aulas 2023:

  1. Regule os horários de sono;
  2. Organizem juntos os materiais escolares e o uniforme;
  3. Controle os horários;
  4. Use a tecnologia como aliada;
  5. Prepare o ambiente para os estudos.

Regule os horários de sono

Sim, essa é uma das prioridades na volta às aulas 2023. Pois é bastante comum nas férias os pais serem mais flexíveis quanto aos horários de dormir e acordar.

“O primeiro passo nesse começo de volta às aulas é não abrir concessões quanto aos horários de sono. Mas lembre-se sempre que o descanso é fundamental para o bom desempenho escolar”, explica Écia.

Organizem juntos os materiais escolares e o uniforme

Antes de dar autonomia para as crianças organizarem suas coisas sozinhas, procure começar participando ativamente dessa atividade.

“O contato com materiais escolares ajuda a entrar no clima de volta às aulas, pois desperta a curiosidade e é um estímulo para os estudantes. Essa também é uma forma de garantir que eles não esqueçam nenhum material em casa”, comenta a coordenadora.

Controle os horários

Para estabelecer uma boa rotina de estudos, é fundamental estar atento aos horários. “A escolha deve fazer sentido tanto para o estudante quanto para a família. Dentro das suas demandas e prioridades, então qual é o melhor momento para encaixar a o estudo? A resposta é importante para um maior aproveitamento”, esclarece.

Use a tecnologia como aliada

Com as crianças e adolescentes cada vez mais conectados, então usar a tecnologia para pesquisa e outras finalidades educacionais é um recurso essencial.

Com a internet, os estudantes podem fazer pesquisas, assistir a vídeos, bem como jogar e interagir com os colegas para explorar e compartilhar novas descobertas. Essa ferramenta como aliada auxilia na aprendizagem tornando as atividades mais divertidas e prazerosas”, recomenda.

Prepare o ambiente para os estudos

Reserve um local adequado para os estudos, pois essa etapa é essencial para que as atividades sejam mais produtivas. “Crie um espaço com uma mesa de apoio, cadeira confortável e boa iluminação. Além disso, definir um local adequado demonstra que esse momento é importante para o estudante”, conclui a profissional.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *