BNCC e a linguagem da arte stop motion nas escolas

Aplicar a linguagem do stop motion nos exercícios de sala de aula é uma maneira criativa e divertida de desenvolver habilidades
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A finalidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é determinar as capacidades e aptidões que os alunos devem aprimorar durante sua educação. Em relação à linguagem artística, a BNCC define que os estudantes precisam compreender, interpretar e produzir trabalhos artísticos em diversas modalidades, tais como teatro, dança, artes visuais e música. A exploração da linguagem audiovisual e a criação de animações usando stop motion é uma abordagem didática que está de acordo com as competências e habilidades previstas na BNCC.

Ao pedir que um aluno crie um roteiro para uma animação em stop motion, por exemplo, está sendo exercitado a escrita. A elaboração de um roteiro exige a organização das ideias de maneira coerente e clara, utilizando a linguagem adequada para a produção do texto. Pode estimular a capacidade de planejamento e organização, já que a criação do roteiro requer que o aluno planeje as etapas necessárias para executar a tarefa, e pode aprimorar a criatividade, pois o aluno é incentivado a utilizar sua imaginação para criar personagens, cenários e situações.

Além disso, a elaboração do roteiro pode ser uma atividade colaborativa, o que promove a comunicação e o trabalho em equipe, uma vez que os alunos trabalham juntos para criar uma história e tomam decisões em conjunto. Isso também pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica do aluno, uma vez que ele é desafiado a pensar sobre a mensagem que deseja transmitir e como fazê-lo de forma eficaz, o que ajuda a aprimorar a sua capacidade de análise e reflexão crítica.

Quando solicitado a produzir um storyboard, desafia-se o estudante a se organizar e planejar. Isso porque esse processo envolve a organização das ideias e a criação de um plano de ação para a produção do vídeo. O aluno deve pensar na sequência das cenas, na posição dos personagens e na transição entre as imagens. Além disso, trabalha-se com a comunicação visual, pois o storyboard é uma forma de comunicação visual que deve ser clara e objetiva. O aluno deve aprender a representar suas ideias de forma visual, utilizando recursos como enquadramento, plano de cena e ângulo de câmera.

É possível ainda estimular a criação de narrativas, uma vez que o storyboard é uma ferramenta para contar uma história de forma visual. O aluno deve aprender a criar uma narrativa coesa e envolvente, que mantenha o interesse do público e que tenha um começo, meio e fim. Realiza-se o stop motion em grupo, o que fomenta habilidades de colaboração e negociação. O aluno deve aprender a trabalhar em equipe, compartilhando ideias e ouvindo as sugestões dos colegas.

O projeto de stop motion em sala de aula é uma oportunidade valiosa para que os estudantes desenvolvam habilidades importantes. Ademais, torna-se efetivo em abordar a linguagem de arte na escola, de forma criativa e atendendo a BNCC.

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André Luiz Pinto dos Santos. Foto: Divulgação

*artigo escrito por André Luiz Pinto dos Santos. Mestre em Educação e Novas Tecnologias.

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