Evite conflitos na empresa e ganhe pontos preciosos com o seu chefe

Por Cristiano Stefenoni

Quando o assunto é comportamento na empresa, a lista de problemas é grande: fofocas, intrigas, desrespeito com a chefia, hipocrisias, preconceito, piadinhas e apelidos maldosos, discussão por causa de futebol, brigas, assédio moral e sexual, entre outros. Essas atitudes são tão graves que podem prejudicar a carreira do profissional. Segundo dados de uma pesquisa feita pela consultora Waleska Farias, 80% das demissões foram causadas por problemas cotidianos, como fofocas, uso de palavrões e falta de educação. Já um estudo feito pela Curriculum mostra que, das três maiores causas de demissão, a primeira são os problemas comportamentais (34,1%), seguido de baixo desempenho (28,1%) e não estar alinhado com os valores e objetivos da empresa (20,4%). Para não fazer parte dessas estatísticas e ser mandado embora, especialistas de carreiras dão dicas sobre como se comportar de forma ética dentro da empresa, confira:

FOFOCA: nunca fale mal de ninguém, principalmente, nas rodinhas de amigos na hora do almoço, nas idas ao banheiro, ou naquele encontro depois do expediente. Sim, as paredes têm ouvidos e todas levam ao seu chefe. Aliás, as pessoas que mais instigam às reclamações, geralmente, são as que mais têm medo de serem demitidas e, quando a “bomba” estoura, elas são as primeiras a abandonarem o barco e se unirem ao chefe. Cuidado!

PALAVRÕES: até mesmo no ambiente mais despojado e descontraído o uso de palavrões pega muito mal. Portanto, cuidado com o que fala.

BRIGAS E CONFUSÕES: na hora de mandar alguém embora, a primeira imagem que vem na cabeça do chefe é daquela pessoa encrenqueira, que vive arrumando discussão com os outros. Portanto, evite conflitos. Se alguém lhe tratar mal, em especial o seu chefe, esfrie a cabeça e espere o momento certo para conversar com quem que te ofendeu, de preferência, em particular.

PROVOCAÇÕES: a melhor forma de vencer uma provocação é simplesmente ignorá-la. Quando a provocação vira ofensa, aí é hora de tomar providências, como por exemplo, comunicar o fato aos gestores da empresa.

APELIDOS: chamar o colega de apelido pode até parecer engraçado, mas será que a pessoa realmente está gostando disso? Lembre-se: o funcionário humilhado de hoje pode ser o seu chefe de amanhã.

NAMORO NO TRABALHO: isso varia de uma empresa para outra, mas no geral, a regra é a mesma: deixe para namorar fora do ambiente de trabalho e mantenha sua vida pessoal reservada. Dentro da empresa, nada de amassos escondidos, crises de ciúme, etc. Também cuidado com os e-mails. A maioria deles passa por auditorias e o conteúdo que você escreveu pode colocá-lo em “maus lençóis”.

HIPOCRISIA: se você não quer ser amigo de todos, pelo menos, não seja inimigo. Pessoa traiçoeira, que na sua frente age de um jeito, e por trás de outro, não é digna de confiança e, cedo ou tarde, sua máscara cairá. Fuja dela!

ASSÉDIO: seja ele moral ou sexual, é crime. Se você está passando por essa situação, a melhor coisa a fazer é procurar um advogado trabalhista.

CHEFES: você pode até não gostar deles, mas isso não mudará a posição hierárquica. Dizer sua opinião para a chefia é uma coisa, bater boca com ela é outra completamente diferente. Jamais discuta com o gestor, principalmente, na frente dos outros. Caso tenha ficado chateado com a atitude dele, dê um tempo, esfrie a cabeça e depois converse com ele, com calma e educação, e em particular.   

Aproveite para assistir ao vídeo com a reprise da entrevista do Fala Manhã desta terça, dia 17, sobre esse assunto. E você, já foi maltratado dentro da empresa? Por que isso ainda acontece no mercado? Conte sua história aqui no blog. É só postar o seu comentário. Participe dessa discussão, afinal, sua opinião é muito importante para nós.

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