Justiça suspende o concurso com 250 vagas da Polícia Civil do Espírito Santo

Por meio de uma liminar, a Justiça suspendeu na tarde desta terça (31) o concurso da Polícia Civil do Espírito Santo (Edital n. 01/PCES), que oferecia 250 vagas para o cargo de agente de polícia, com salário inicial é de R$ 2.767,78. A Ação Civil Pública, protocolada pela Defensoria Pública Estadual, alega de que não foi cobrado no edital, matérias de Direito (direito constitucional, administrativo, penal, processo penal, e legislação extravagante), igual ao último concurso. Além disso, fontes ligadas ao concurso informaram que há um grupo que entrou com uma ação ordinária (comum) ajuizada em Vitória, que também questiona outros problemas como a não exigência de licitação para escolha da banca examinadora, e a dispensa de conteúdo mínimo de direito constitucional, administrativo, entre outros. Agora é aguardar.

0 Resposta para “Justiça suspende o concurso com 250 vagas da Polícia Civil do Espírito Santo

  1. Eu acho uma sacanagem muito grande…a policita esta precisando de gente urgente para trabalhar…sinceramente, fico muito chateada com essa noticia!

  2. E viva ao favoritismo ao setor judiciário da sociedade, o COMÉRCIO dos cursinhos preparatórios, e a perpetuação da desigualdade de oportunidades e IMPUNIDADE em terras Capixabas.

    Saudações a todos nós…Povo, cidadãos, nesse “dia do orgasmo”. Nada mais apropriado!

  3. Vergonhaaaaaaaaaaa! Esse secretário de segurança ta de sacanagem , todos os últimos 3 concursos deram problema !
    1- Anulação da prova soldado da PMES;
    2- O CFO-PMES está sobre ação do Ministério Público;
    3- Agora essa palhaçada da civil.
    A população carente desses profissionais e acontece isso!

  4. Isso já está virando uma triste e mal humorada rotina em concursos nas polícias do ES. É lançar o edital e logo já suspendem por um motivo ou outro, hora por reais motivos de inconstitucionalidade, hora por motivos que desafiam a autonimia das instituições. Suspender um concurso porque as matérias foram modificadas, retiradas ou adicionadas, não seria algo legítimo e que justificasse uma suspensão, haja vista que, a polícia militar do ES, por muitos anos, cobrava as matérias de portugues, matemática, história e geografia e, no seu último concurso, cobrou, apenas, portugues e matemática e não foi suspenso por isso. Não seria critério único e exclusivo, da polícia civíl, cobrar quais matérias quisesse em seu processo seletivo? Nota-se que, além dos motivos relacionados com as matérias a serem cobradas, existe, também, a questão da licitação na contratação da empresa que aplicará a prova. Bom, enfim, se todas essas medidas forem para contribuír para uma melhor polícia e uma melhor atenção ao cidadão comum, será de grande valia, o que não se pode esperar e´que, todas essas medidas seja para beneficiar determinados grupos isolados. É preciso que o Estado fique atento em seus processos seletivos para que a imagem das instituições não fique arranhada e a confiança nelas, abalada por tantas suspensões em seus processos seletivos, de forma continuada e corriqueira.

  5. ola , boa tarde e quem ja pagou a inscriçao como eu ja paguei como fica a minha situacao , onde eu recorro pra o ressarcimento de meu prejuiso

  6. só porque não teria matéria relacionado com direito os advogados se acharam no direito de tentar bloquear o concurso que pra eles fica mais facil, já que eles são ruins em matemática e português e o concurso igualaria todo mundo, eles querem direito para obter vantagem sobre o restante da população, onde pequena parcela náo tem oportunidade de cursar direito igual a eles, acho que deveria manter o concurso como está e beneficiar a população em geral

  7. Não tem como suspender um concurso com edital já autorizado, e com muitas taxas de inscrições já pagas, e detalhe, muita gente gastou muito dinheiro com cursinhos, não existe isso.

  8. se esta suspenso o concurso, como e que fica quem pagou a taxa de 90,00 reais, e como faço para rever meu dinheiro de volta.

  9. Literalmente, é uma vergonha, apesar de acreditar que o Edital será mantido, uma vez que, de acordo com o Secretário de Segurança as noções especificas de direito serão aplicadas pela ACADEPOL, logo o argumento utilizado (que colocaram nas ruas pessoal despreparado e sem o mínimo conhecimento para atuar na função, prejudicando a qualidade do serviço público no ES…), enfim, não tem embasamento. Fato mais absurdo, é que fica VISÍVEL a intenção de FAVORECIMENTO de pequenas MINORIAS da SOCIEDADE (isso sim é INACEITÁVEL e INCONSTITUCIONAL). “No artigo 3º., inciso I, da Constituição Federal (CF) consta que um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Tal orientação tem por finalidade minimizar as desigualdades entre concidadãos brasileiros, oferecendo a estes as mesmas oportunidades e condições para exercerem seus direitos e cumprirem seus deveres. O Estado Democrático de Direito não pode ser amoldado a certas condutas estatais que se voltam para a particularidade de uns ou interesse escuso de outros. A finalidade é, por obvio, dar igualdade de oportunidade àqueles que almejam atuar na Administração Pública. Isso impede a possibilidade de privilégios ilegais. O princípio democrático implícito no dispositivo acima elimina qualquer possibilidade de exclusão social. Então, é só fazer a seguinte análise com base na constituição. CONCURSO QUE EXIGE NÍVEL MÉDIO, QUE É O CASO: Cobrar disciplinas ESPECIFICAS DE DIREITO, favoreceria a QUEM? Pessoas com o NÍVEL ESCOLAR EXIGIDO PARA O CARGO ou pessoas GRADUADAS EM DIREITO? Muito ÓBVIO NÉ. Logo, o fato do MINISTÉRIO PÚBLICO ter entrado com o pedido de suspensão é algo no mínimo curioso. Espero que a Vara da Fazenda Pública Estadual de VITÓRIA, seja mais coerente e imparcial, cumprindo dessa forma o disposto na CF. Vamos aguardar. PS: Acho muito importante e válido que as pessoas expressem suas opiniões, principalmente quando feito de forma imparcial, me faz crer que ainda há esperança de construir um PAÍS REALMENTE DEMOCRÁTICO E JUSTO.

  10. Seria uma sacanagem colocar pessoas sem a mínima noção de direito pra trabalhar na polícia civil. Acho a suspenção muito válida, porém deveriam ter visto isso antes de publicarem o edital, muitas pessoas já pagaram cursinhos e gastaram dinheiro com base no que foi publicado no edital.

  11. essa ação só visa privilegiar parte da camada social, visto que se trata de um concurso de nível médio e, não há escolas de nível possua em sua grade curricular noções de direito.

  12. Algumas pessoas argumentam que se cobrarem direito beneficiará bacharéis, mas e se cobrarem raciocínio lógico, que é matemática, favorecerá quem, engenheiros?
    O concurso de polícia em todos os Estados cobra direito, qualquer cargo atualmente é exigido conhecimento jurídico, inclusive os de prefeitura, nada mais justo adicionar matérias de direito no concurso, já que polícia exige conhecimento na área de humanas.

  13. Quando li o edital pela primeira vez não acreditei, exigir somente português e matemática é brincadeira de mau gosto.
    O concurso é para polícia e não para engenheiro, talvez por ser uma banca ligada a um órgão de formação de engenheiros, parabéns pela suspensão do certame.
    Fiz minha inscrição, não sou formado em direito e concordo com a suspensão do concurso, agora vou continuar estudando para conseguir meu objetivo.

  14. Para a decepção de uma minoria, a liminar foi derrubada e o concurso retomado. Se o concurso e´da polícia civil, ela pode cobrar o que ela quiser. Como já foi dito antes, a polícia militar do ES sempre cobrou matérias que nada tem a ver com a área de direito e nem por isso, foram suspensos seus concursos. Os descontentes com o fato de não cobrarem direito, respondam a essa questão. O argumento de ser cobrado raciocínio lógico, que é matemática, é falho, pois, toda matemática que está sendo cobrada neste edital, é matemática que se vê nas escolas de nível básico científico, muito diferente das matérias de direito, que só é visto em cursos superiores, portanto, para este concurso, que é de nível médio, não é justificável a cobrança de matérias de direito, podem ser cobradas, até, mas… o argumento que usaram para justificar sua inclusão, é falho.

  15. Ainda bem que liberaram o concurso conforme o edital, este papo de obrigatoriedade de direito é desculpa de quem é formado na areá de direito, pois raciocínio logico não é somente para engenheiros mas para quem não tem preguiça para pensar pois advogados e policiais também tem que saber fazer conta.

  16. Equipe do Empregos e Concursos!

    Quero deixar aqui escrito aqui, minha indignaçao, a respeito do concurso da Câmara Municipal de Guarapari. Pois, o concurso foi reaberto e as inscrições se encerram hoje e o site está fora do ar com acesso negado. Por gentileza, divulguem esta informação porque é um Absurdo!!!

  17. Ola mandei varios e-mails sobre informaçao sobre se o concurso ia ou nao acontecer e sobre os locais da prova, moro em salvador bahia e ate hj nao recebi nehum e-mail sobre o local da prova nem se o concurso é valido. quero saber como farei pra ter meu valor de volta, vou precisar ir ao procom entrar na justiça?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *