PF aguarda autorização de concurso com 1.756 vagas

A Polícia Federal (PF) ainda aguarda o Ministério do Planejamento autorizar a verba para a realização no novo concurso público. O pedido que tramita na pasta é para 1.756 vagas, todas de nível superior. Se seu sonho é ingressar na corporação, continue lendo esse texto até o final.
Todas as vagas são para quem tem graduação. O pedido foi para 600 vagas de agente policial e outras 600 de escrivão, que propiciam ganhos de R$11.897,86, além de 491 para delegados e 67 para peritos, cujas remunerações iniciais são de R$ 22.102,37. Além de bons salários, todos terão a estabilidade do regime estatutário.
Ficou interessado? Para disputar essas vagas, os futuros candidatos ao concurso PF 2017 precisam ter carteira de habilitação na categoria B ou superior, e no caso de delegado, graduação em Direito. Já no caso dos peritos, é preciso ter formação superior em áreas específicas.

Prepare-se para o concurso PF 2017 com mais de 400 videoaulas

Nas seleções anteriores foram propostas provas objetivas e discursivas, exame de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica, avaliação de títulos, prova oral (apenas delegado) e curso de formação profissional, realizados em todo o Brasil. O último concurso foi em 2013, organizado pelo Cespe/UnB.

PF tem espaço para vários perfis profissionais
Trabalhando há 14 anos na PF, o delegado Fábio Ricardo Mota garante que muitas pessoas pensam que o serviço federal é puramente investigativo, o que é um grande equívoco. “A PF não é apenas Polícia Judiciária. Não somos apenas investigação criminal, mas boa parte de nosso efetivo trabalha na Polícia Administrativa que atua na fiscalização”, disse o delegado, que completa: “A PF tem espaço para todos os perfis profissionais.”
Outro alerta para quem deseja ingressar no órgão é a disponibilidade de mudar de cidade e até mesmo de área de atuação, o que é muito comum. Os lugares onde o servidor trabalhará serão vários, pois quando as especialidades criam grandes demandas, constroem-se delegacias que cuidam exclusivamente destes casos para obter um melhor resultado.
Além do controle do tráfico de drogas junto à Polícia Civil, a PF também atua no controle imigratório, controle de armas, fiscalização de segurança privada, segurança de militares, entre outras áreas.

Para professor, edital da PF deve ser divulgado ainda este ano
Já o professor Rodrigo Varella crê que o edital poderá ser divulgado a partir do mês de novembro. Professor de Processo e Direito Penal, também afirma que passar no concurso não é uma tarefa fácil, mas existem técnicas infalíveis para conseguir tal feito.
O organizador do último concurso foi o Cespe/UnB, que é o terror de muitos concurseiros. O professor analisa a banca como um instituto que avalia muito mais que o conhecimento que o candidato possui. “Todos precisam saber jogar com ela, pois sua prova aparenta ser fácil. É necessário muita autoconfiança para marcar o que souber e deixar em branco o que não souber.”
Para evitar o nervosismo, a dica de Varella é simples: faça outros concursos! Quando chegar a seleção que você sonha passar, já saberá controlar melhor o tempo de realização da prova. Guarde as demais dicas do especialista:

– Das cinco horas de prova, separe uma hora para a redação e meia hora para marcar o cartão-resposta;

– Se você repetir várias letras no cartão-resposta, de forma desequilibrada, já sabe que há questões erradas;

– Se for chutar, que seja de forma consciente;

– Separe as questões que acredita que acertou, pois a chance de errar as outras é menor;

– O erro de muitos candidatos é deixar a prova prática para ser treinada em cima da hora. O que acaba sendo a causa de muitas reprovações;

– Os acontecimentos da sociedade interferem no conteúdo das provas. No último exame da PF, por exemplo, caiu mais conteúdos sobre Economia que Direitos.

Banner_RedeVitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *