Alimentos que ajudam na preparação para concursos

Comer é uma necessidade básica humana. Porém, quando se está focado em um grande projeto como a preparação para um concurso, parte dos estudantes deixa a boa alimentação de lado por falta de planejamento. Fabiana Brito, coach e nutricionista, explica como a alimentação influencia no desempenho dos concurseiros, além de dar dicas valiosas sobre os benefícios dos bons hábitos alimentares.
Segundo Fabiana, quem estuda para concurso geralmente têm um planejamento que inclui estudos e trabalho. Mas se incluir também os horários em que deve fazer suas refeições de acordo com esse planejamento, perceberá os benefícios, pois cada alimento tem uma propriedade diferente, podendo ajudar o concurseiro a ter foco, boa memória, melhorar seu intelecto, diminuir o sono e melhorar seu aprendizado.

Concursos em pauta, feriados à vista… Será que dá pra curtir sem culpa?

Veja lista de alimentos indicados
Cafeína: muitos concurseiros gostam de tomar café mas têm dúvidas sobre seus benefícios e a quantidade que deve ser ingerida. É recomendado tomar durante o dia até 150 ml de café, pois ajuda a melhorar a atenção e a despertar. Porém, se tomado em excesso, pode causar irritação e estresse por aumentar os níveis de cortisol.

Ricos em complexo B: leguminosas como o feijão, ervilha e grão-de-bico ajudam a melhorar a atenção, diminuir a tensão e irritabilidade, e melhoram a memória.

Ricos em Ômega 3: alimentos com essa gordura benéfica, como sardinha, salmão, atum, semente de linhaça, nozes e castanhas são extremamente importantes. Com baixos níveis de Ômega 3, o rendimento de aprendizado é diminuído, assim como a capacidade visual.

Colina: nutriente que alimenta os neurônios e pode ser encontrado nas gemas de ovo, trigo, peixes, amendoim e couve-flor.

Água: mais de 70% do corpo é composto por água, então é essencial se manter hidratado. Quando se está desidratado, a capacidade de atenção, a memória de curto prazo e habilidades matemáticas, como já comprovado por estudos, diminuem.

Evite o excesso
O excesso de alimentos como café, guaraná natural e chá verde, usados para se manter acordado, fazem mal à saúde e podem elevar os níveis da pressão arterial. Evite também alimentos gordurosos e fritura, pois seu sistema digestivo fica mais lento, causando sonolência e falta de foco. Não consuma açúcar em excesso, por ser inflamatório e também causar sonolência.

Gerencie seu tempo
Quando você está comendo ao mesmo tempo em que estuda, não dá para prestar atenção no que está consumindo, e isso tira sua atenção do estudo. O ideal é fazer pequenas pausas para lanche, de três em três horas, no máximo.

Na véspera da prova, a coach indica refeições leves com vegetais variados, leguminosas e frutas, pouco açúcar e nada de frituras. O melhor seria não modificar muito os hábitos alimentares neste dia, pois pode causar problemas como dores de barriga, acarretando na perda da prova. Já no dia da prova, o candidato pode levar água, barrinhas de cereais, nozes e castanhas, frutas como banana e maçã, e frutas secas como ameixas, pois fornecem uma quantidade de energia rápida e não baixam os níveis de glicose.
A nutricionista Fabiana Brito aconselha nunca deixar de se preocupar com a alimentação, mesmo com horários muito apertados. Ela afirma que a alimentação deve ser complementada com bons hábitos de vida, como a prática de atividades físicas, boas horas de sono e o consumo de bastante água.

Banner_RedeVitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *