Conheça a banca organizadora do seu concurso público

Uma das principais recomendações de professores e especialistas em concursos públicos é a de que o candidato deve conhecer a banca organizadora responsável pela seleção que vai prestar. Você sabe as reais responsabilidades dessas instituições?
A coach Deborah Cal explica que a banca é responsável, normalmente, pela parte prática da organização do concurso. Além da elaboração das questões, procedimentos mais logísticos, como a publicação do edital e a escolha dos locais onde serão aplicadas as provas são algumas das principais tarefas delas.
Após a etapa de provas, a divulgação de documentos, como resultados e gabaritos, fazem parte do escopo de atuação das bancas. São elas, também, que escolherão os examinadores e serão responsáveis pela correção das questões discursivas e redações. Saiba o por quê de você conhecer a banca do concurso público.

Há detalhes dos concursos que não dependem das bancas
Ao contrário do que se pode pensar, alguns detalhes das seleções não dependem de decisões das bancas. Aspectos como número de vagas, cronograma e disciplinas que serão cobradas são definidos, na maior parte das vezes, pelos próprios órgãos. “São itens que, normalmente, constam no contrato entre as partes”, explica a especialista.
Uma característica que diferencia as diversas bancas é a abordagem na elaboração e na correção de questões. Um exemplo famoso é o do Cebraspe (antigo Cespe/UnB), que, além de fugir do tradicional método de múltipla escolha, exigindo que o candidato verifique se determinadas afirmações são verdadeiras ou falsas, ainda utiliza um método de correção singular: uma questão errada invalida uma certa.

Diferenças entre Cebraspe e FCC
Quanto à elaboração de questões, O Especialista da FOLHA DIRIGIDA, Alexandre Prado, exemplifica em vídeo as diferenças entre o Cebraspe e a Fundação Carlos Chagas, outra banca tradicional. Assista ao programa.
Enquanto a primeira prefere questões conceituais, que exijam a aplicação da legislação em situações hipotéticas, a segunda exige um conhecimento mais “cru” da teoria. A diferença aparece até mesmo na cobrança do conteúdo. “Enquanto a Cespe dá um conteúdo programático gigantesco e prioriza alguns assuntos, a FCC busca abordar todos os assuntos do edital”, explica o professor.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *