CPES abre seleção com 35 vagas para aquaviários

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) informa a abertura de processo seletivo para o “Curso para Adaptação de Aquaviários”. Serão oferecidas 35 vagas para  taifeiros, cozinheiros, enfermeiros e auxiliares de saúde. As inscrições seguem até o dia 29 de junho. O processo seletivo inclui exame de conhecimentos (Português e  Matemática) e teste de suficiência física.

O “Curso para Adaptação de Aquaviários”  visa instruir os  profissionais (taifeiros, cozinheiros, enfermeiros e auxiliares de saúde) de modo que eles estejam capacitados para trabalhar embarcados em navios. Ou seja, a pessoa já tem uma profissão e faz este curso para se “adaptar” ao ambiente marítimo. 

De acordo com o edital (em anexo), são requisitospara participar do processo seletivo:

“3.1 – Para todas as categorias:
3.1.1 – Ser brasileiro(a) nato ou naturalizado(a) (ambos os sexos), ter no mínimo, 18 anos de idade completos até o dia da matrícula;
3.1.2 – Possuir Ensino Fundamental completo;
3.1.3 – Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 8,00 (oito reais); e
3.1.4 – Cumprir todas as instruções estabelecidas nestas Normas.
3.2 – Além dos requisitos comuns, acima descritos, serão observados os seguintes requisitos, de acordo com a seção pretendida:

3.2.1 – Para os ex-militares da Marinha do Brasil:
Ser inativo da Marinha do Brasil (MB), das seguintes especialidades: Cozinheiro (CO), Arrumador (AR) ou Enfermeiro (EF), desde que possua os requisitos estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-13/DPC).

3.2.2 – Para a Seção de Câmara (Cozinheiros e Taifeiros):
a) Possuir curso de capacitação de Cozinheiro, com carga horária mínima de 160 horas, para a categoria Cozinheiro (CZA); e
b) Possuir curso de capacitação de Garçom/Taifeiro, com carga horária mínima de 160 horas, para a categoria Taifeiro (TAA).

3.2.3 – Para a Seção de Saúde (Técnicos e Auxiliar de Enfermagem):
a) Ser Técnico em Enfermagem, com diploma ou certificado expedido de acordo com a legislação vigente (Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986 e Decreto nº 94.406/87) e registrado em órgão competente da área, para a categoria Enfermeiro (ENF); e
b) Ser Auxiliar de Enfermagem, com certificado conferido por instituição de ensino, nos termos da legislação vigente (Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986 e Decreto nº 94.406/87) e registrado em órgão competente da área, para a categoria Auxiliar de Saúde (ASA).” 

SERVIÇO: Processo Seletivo – Curso para Adaptação de Aquaviários
35 vagas para  taifeiros, cozinheiros, enfermeiros e auxiliares de saúde. 

Inscrições:  até o dia 29 de junho de 2018. 
Seleção: inclui exame de conhecimentos (Português e  Matemática) e teste de suficiência física.

O “Curso para Adaptação de Aquaviários” será oferecido de forma gratuita e ministrado por instrutores da CPES, nas dependências do Departamento de Ensino Profissional Marítimo (localizado na sede da Capitania dos Portos), entre os dias 06 de agosto e 12 de setembro deste ano. Os alunos aprovados no processo seletivo receberão o material de ensino (eletronicamente, via email) e almoço durante os dias de realização de curso.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
Para participar do processo seletivo o candidato precisa ser brasileiro nato ou naturalizado (ambos os sexos), ter no mínimo 18 anos de idade completos até o dia da matrícula, possuir Ensino Fundamental completo, efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 8,00 (oito reais) e cumprir todas as instruções estabelecidas na norma, disponível no endereço 
https://www.marinha.mil.br/cpes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *