Saiba mais sobre a profissão de corretor de imóveis no ES

Luiz Carlos Tófano – presidente Creci/ES

A compra de um bom imóvel, seguro e com garantias, inevitavelmente passará pelas mãos de um corretor de imóveis legalizado. É ele que vai não apenas oferecer boas opções de compra, como zelará para que você não compre gato por lebre. A profissão – que existe desde o período colonial no Brasil e tem o seu dia nacional comemorado neste 27 de agosto – tem sofrido mudanças ao longo da história, em especial, nos tempos da tecnologia digital. Mas como anda essa carreira aqui no Espírito Santo? Para falar mais sobre o assunto, o blog Empregos e Concursos conversou com o presidente em exercício do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 13ª Região (Creci-ES), Luiz Carlos Tófano, confira:

Blog: Quantos corretores de imóveis temos hoje no ES?
Luiz Carlos:
O número de inscritos passa dos 10.000, mas aptos a exercerem a profissão, com suas obrigações em dia, temos em torno de 4.500 profissionais.

E quantas vagas abrem por ano no setor?
Depende do andamento do mercado. Quando está aquecido, o número de inscrições no Creci-ES aumenta, quando está em baixa, diminui.

Como é a remuneração de um corretor de imóveis?
Não somos assalariados, às vezes, há uma ajuda de custo. O corretor vive dos honorários que consegue ganhar com as intermediações imobiliárias. Quanto mais negócios fechados, claro, melhor sua remuneração.

Quais os requisitos para ser um corretor? Há algum curso para a profissão?
Para ser um corretor de imóveis é necessário ter o ensino médio completo e ainda fazer o curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), que pode ser feito presencial ou on-line. Dura em média de 6 a 18 meses. As escolas que oferecem esses cursos devem ser reconhecidas pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).

Em quais áreas um corretor de imóvel pode atuar?
Existe um leque de serviços que o corretor pode atuar e que são bem remunerados: intermediação imobiliária, administração de locação, avaliação, perito avaliador judicial, despachante imobiliário e por aí vai.

Qual a importância de ser registrado no Creci-ES?
Sem o registro no Creci-ES o corretor não pode atuar na área da intermediação imobiliária, ou seja, ele pode ser denunciado por exercer ilegalmente a profissão. Para o consumidor é mais importante ainda, pois se algo der errado por erro ou negligência do corretor, o comprador tem onde se queixar.

Onde obter mais informações sobre o Creci-ES e a profissão de corretor de imóveis?
No site do Creci-ES há o passo-a-passo sobre como se inscrever. Mas primeiro é necessário fazer o curso de TTI.

 

E que recado daria aos corretores que já estão no mercado?
Gostaria, em nome do Conselho Federal e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, desejar a todos os profissionais do mercado imobiliário muito sucesso e pedir que se qualifiquem. Os tempos mudaram, o mercado mudou, o jeito de vender mudou, os clientes estão nas redes sociais. Parabéns pelo nosso dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *