Quem não aprende história está condenado a repeti-la

Por Robson Melo (*)

Será que os “trumps” e outras pessoas intolerantes aprenderam sobre a época do nazismo e suas consequências bárbaras?

Nada nasce completo, nem mesmo os sentimentos, como o de intolerância.  Eles se desenvolvem se não forem confrontados com a vida real, pelo ponto de vista contrário de outras pessoas e,ou pela reflexão se valeu a pena.

Por vezes, passadas algumas décadas, aqueles que se esqueceram, ou que não aprenderam, ou não viveram os tempos marcantes da história mundial vêem com simpatia certas condutas que, já se sabe, serem retrocessos humanísticos ou malfadados episódios que mesmo envergonham a humanidade. Os mais antigos em geral podem nos recordar tais episódios e condutas, apresentando-nos seus testemunhos de maltratos e desastres consequentes. Só o tempo vivido pode testemunhar. Este tempo está registrado na História para ensinar. Também os mais antigos e vividos estão aí para confrontar e ajudar na reflexão do “valeu a pena?”

Para os que conhecem e sabem destes tempos, vigilância.

Para os que nao conhecem ou não sabem, a história precisa ser recordada de tempos em tempos, especialmente em tempos de intolerância. Se não,  corre-se o risco de repeti-la.

(*) Robson Melo
é engenheiro e consultor para a Sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *