Por uma convivência melhor a cada esquina

????????????????????????????????????

Recentes estudos apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam o Brasil como o quinto país mais violento no trânsito. Os números do Seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) mostram que são 150 mortes por dia em todo o país. E mais: segundo recente divulgação da Organização das Nações Unidas (ONU), 90% dos acidentes de trânsito podem ser evitados, uma vez que esse é o percentual causado por imperícia ou imprudência. Diante desse cenário, temos um desafio de conscientizar a população de que as escolhas no trânsito podem fazer a diferença e, assim, salvar muitas vidas.

E, para colocar esse objetivo em prática, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) aposta no Movimento Rua Coletiva, que acontece em todo o Estado, desde 2016. Com o tema “Uma convivência melhor a cada esquina”, várias ações são desenvolvidas para conscientizar a população por meio da educação e da promoção das leis.

São abordados seis principais focos de atenção com o objetivo de reduzir o número de mortes nas estradas: uso do celular, cinto de segurança, capacete para motociclistas, cadeirinha para crianças, velocidade e alcoolemia. São preocupações individuais que têm grande impacto na coletividade.

Somente em 2016, 35 municípios receberam ações educativas realizadas pelo Detran|ES. A equipe do Detranzinho, o espaço de educação do órgão, promoveu 240 ações educativas, impactando 39.784 pessoas. Outras ações e eventos de abordagens nas ruas também foram realizados e impactaram o total de 55.390 pessoas. Na internet, nas redes sociais e no rádio, o alcance chegou a mais de 1,7 milhão de pessoas. Isso gerou, em um ano, um aumento de mais de 26 mil pessoas conscientizadas.

E cada vez mais crianças, adolescentes, jovens e adultos estão tendo a oportunidade de aprender “a ser a mudança no trânsito”. Para exemplificar, durante todo o mês de maio de 2017, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema de trabalho “Minha escolha faz a diferença” para as ações desenvolvidas durante o Movimento Maio Amarelo, o Detran|ES realizou 74 ações, nas quais mais de 38 mil pessoas foram alcançadas com abordagens educativas e palestras em escolas, entre outras atividades, em todo o Estado.

Com essas ações de educação para o trânsito, o Espírito Santo foi destaque no evento de encerramento do Movimento Maio Amarelo 2017, promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, fato que nos motiva a continuar engajados no trabalho de conscientização dos capixabas sobre a importância de ter atitudes responsáveis no trânsito e como as escolhas individuais afetam o dia a dia de toda sociedade. Nossa campanha foi muito aplaudida por representantes de vários estados.

Trabalhamos com o objetivo de preservar vidas, ao realizar as campanhas e ações educativas para conscientizar a sociedade dos riscos de um acidente. É importante que todos reflitam sobre as consequências de suas atitudes, para que haja mudança de comportamento. Morte causada por imprudência e desrespeito às leis de trânsito não é acidente.

Romeu Scheibe Neto
Diretor-geral do Detran|ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *