Criativa recebe convidados em mais uma edição do Café de Cannes

Criativa recebe convidados em mais uma edição do Café de Cannes – A maneira em que as marcas se comunicam com seus consumidores está em constante transformação, e é por isso que há nove anos a Criativa Comunicação Integrada traz a Vitória o que é tendência mundo afora, realizando um encontro com clientes, fornecedores, veículos e amigos no já tradicional Café de Cannes. No encontro, foram  mostrados os cases de comunicação que se destacaram no último Festival de Criatividade de Cannes, do qual a agência participa todos os anos.

Foto Flavia Rodriguez, Alexandre Theodoro e Haroldo Rocha_café de cannes

 

Café de Cannes 2015  – A edição de 2015 do Café de Cannes  aconteceu no dia 27 de agosto, no Cine Jardins, em Jardim da Penha, Vitória. O evento foi restrito  para clientes e parceiros da agência. A executiva Flavia Rodriguez, presidente da Criativa,  apresentou e comentou os trabalhos de maior sucesso e relevância no festival. “O engajamento das marcas, abraçando causas importantes para o público, é uma das maiores tendências.  Preço e qualidade dos produtos já não definem a preferência do consumidor, que tem dado cada vez mais valor a marcas que defendem valores iguais ao seu. Saem ganhando aquelas que, além de vender, querem fazer diferença na sociedade”, explicou  a publicitária.

Elisa Quadros, Giovana Carvalho, Maíra Piccin André Taveira

 

As marcas devem ter conexão, causa e coragem – Marcas que querem ser líderes devem ter conexão, causa e coragem. Eis o resumo do bate-papo que a publicitária Flavia Rodriguez, presidente da Criativa Comunicação Integrada,   durante a nona edição do Café de Cannes. No evento, ela comentou as tendências da comunicação mundial segundo o Festival Internacional de Criatividade de Cannes.

Foto Maira, Alessandra e Victor_café de cannes A conexão e um bom storytelling  –  Começando por “conexão”, Flavia colocou em pauta o poder de um bom storytelling para cativar o público e, consequentemente consolidar marcas. “Histórias funcionam como conectores, invadem uma área do cérebro onde ainda não existem barreiras. Se você tem uma história para contar, conte”, disse.  Um exemplo de storytelling de sucesso foi a campanha de Natal do ano passado da varejista inglesa John Lewis. A marca criou o personagem do pinguim Monty, melhor amigo do menino Sam, para deixar a mensagem de que se deve oferecer às pessoas o presente que elas sonham. Saiba mais no video:

Foto convidados_café de cannes O valor do engajamento das marcas – Mas de nada adianta uma boa história sem uma causa que a sustente. Em seguida, Flavia falou da importância de as marcas assumirem um propósito, que esteja além do comercial e que deverá ser baseado em ao menos um dos três pilares: crescimento econômico sustentável, responsabilidade ambiental e progresso social. “O público, cada vez mais, tem dado valor ao engajamento das marcas. Preço e qualidade já não fazem diferença, é preciso atrair o consumidor de outra forma. Abraçar uma causa não é apenas questão de fazer algo de bom para a sociedade, mas também de cuidar estrategicamente dos negócios”, defendeu.

Foto Cibele Marques, Alexandre Moreira e Matheus Ferreira_café de cannes

Festival cria o Glass Lion  – Entre as causas mais debatidas no Festival de Cannes estava a igualdade de gêneros. Para se ter uma ideia da importância que o assunto vem tomando, o festival criou este ano o Glass Lion, categoria voltada para trabalhos contra os estereótipos relacionados aos gêneros. O case da P&G para o absorvente Always “Like a Girl”, a seguir, critica o fato de a expressão “como uma menina” ser usado, na maioria das vezes, sentido pejorativo, até mesmo pelas as adolescentes.

Foto the question box_café de cannes

 

Muito além de conexão e causa   – Além de conexão e causa, as empresas devem ter coragem para passar por uma era revolucionária, onde as novidades são incessantes, graças à tecnologia, mas impõem constantemente aos profissionais da comunicação novos desafios. E é preciso lembrar que tecnologia sem emoção não serve de nada. Na Espanha, um grupo de ativistas este ano chamou atenção do mundo inteiro ao realizar o primeiro protesto via hologramas da história. O ato foi uma crítica a criação de leis que criminalizam manifestações. Mais informações o vídeo:

caixinha da criativa _CAFÉ DE CANNES

 

A caixinha das 99 perguntas  – Por último, Flavia Rodriguez lembrou que, além de conexão, causa e coragem, há criatividade. “As campanhas criativas são as mais memoráveis. É a criatividade que ajuda a mover não apenas a indústria da comunicação, mas todos os negócios”, completa.  Ao final do evento, cada convidado levou para casa uma caixinha com 99 perguntas, para refletir sobre o próximo planejamento em comunicação de suas empresas.

Imagem_cannes-rice-code Rice-code: campos de arroz como você nunca viu  – Arte, tecnologia e arroz realimentam a esperança de uma cidade no Japão.  O case “Rice-Code” une o que faz dos japoneses um povo que sabe valorizar tanto as tradições quanto a tecnologia e seu uso inteligente. A campanha tinha o desafio de trazer de volta as vendas de arroz e ajudar a cidade, cuja população estava envelhecendo. O case mostra como os campos de plantação de arroz em Inakadate se converteram em obras de arte, transformando o local em atração turística. Um aplicativo serviu para incrementar as vendas e divulgar as “obras” feitas de arroz.

Para ajudar na cura do câncer, ligue o Power Sleep e boa noite – Aplicativo usa o processamento de smartphones para ajudar pesquisas. O Power Sleep é um despertador que, além de acordar o usuário no dia seguinte, usa o processador do smartphone ou tablet para fazer cálculos de sequenciamento de proteínas, o que ajuda os pesquisadores no estudo do câncer, do Alzheimer e outras doenças. Essas simulações demandam bastante processamento, por isso, quanto mais aparelhos participarem, melhor. Uma maneira inteligente e colaborativa para um bem maior.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *