Povo Munduruku é beneficiado em terceiro ano da campanha contra mortalidade infantil de Consumer Healthcare na Sanofi

Povo Munduruku é beneficiado em terceiro ano da campanha contra mortalidade infantil de Consumer Healthcare na Sanofi – Para reforçar seu compromisso com a missão de reduzir a mortalidade infantil causada por diarreia aguda no Brasil, Enterogermina, marca líder em probióticos de Consumer Healthcare na Sanofi, lançou a terceira edição do “Você Compra e Enterogermina Doa”, iniciativa que reverte parte das vendas do produto para
ações que garantam acesso à água segura e apropriada para consumo em comunidades vulneráveis em todo o país.

Em 2023, o povo indígena Munduruku foi escolhido para receber os filtros arrecadados na campanha, que segue até dia 31 de julho.

“A diarreia aguda é a segunda maior causa de mortalidade infantil no mundo, segundo a OMS e o Unicef, e regiões que não têm saneamento sofrem com essa realidade. Em parceria com a consultoria Cause, que nos apoia nas ações sociais, do Proyecto Agua Segura e da ONG Saúde Alegria, vamos doar filtros de longa duração e promover ações educativas em territórios do povo indígena Munduruku, que vive nas margens do Rio Arapiuns e do Médio Tapajós, no Pará”, diz Juliana Mendes, Head de Marketing na categoria Digestivo em Consumer Healthcare na Sanofi.
Criado pela WMcCann, vídeo gravado em território indígena promove “Você Compra e Enterogermina Doa” na reta final da edição 2023 – Criada pela WMcCann, a campanha que promove a edição 2023 do “Você Compra e Enterogermina Doa” inclui um vídeo gravado no território Munduruku e reforça a dinâmica da iniciativa, sensibilizando os consumidores para a causa.

Além da peça, a campanha inclui comunicação nos pontos de vendas e ações de branded content em parceria com o UOL. O squad de influenciadores da marca, formado por Laís Brito, Daniela Choma, Luts Ferreira, Bia Bem, Raquel Minelli, Thaís Vilarinho, Naiumi Goldoni e Milla Cabral, também reforçam a importância da ação em suas redes sociais.

Desde sua criação, a ação “Você Compra e Enterogermina Doa” beneficiou mais de 14 mil pessoas nos estados do Pará e do Amazonas. Neste ano, 13 redes de farmácias e drogarias, físicas e virtuais, participam da iniciativa.

“A comunicação de causas exige comprometimento. Como agência, estamos muito felizes de poder nos unir nessa rede e contribuir com a Sanofi numa campanha que já tem resultados importantes e reforça a consistência da jornada da empresa em garantir saúde e educação”, diz Ricardo Weitsman, diretor de criação da WMcCann.

Ficha Técnica
Agência: WMcCann
Cliente: Sanofi
Produto: Enterogermina
Nome da campanha: Compre e doa (Buy and Donate)
Time do Cliente: Marilia Zanoli, Juliana Mendes, Rafael Masunari e Nádia Depieri.
CEO: André França
CCO: Hugo Rodrigues e Mariana Sá
CFO e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff
Diretor de Criação Executivo: Mariana Sá
Diretor de Criação Executivo Interino: Ricardo Weitsman
Diretor de Criação Associado: Vinicius Turani
Criação: Bruno Freitas e Bruno Geiger
COO & CSO: Renata Bokel
Planejamento: Mariana Coelho, Daniela Urzeda e Yara Mendonça
Head de conteúdo: Patrícia Colombo
Conteúdo: Gustavo Komatsu, Raphaela Gaspar, Beatriz Cachoeira e Erika Ferreira.
Atendimento: Patrik Nader, Carolina Rissotti e Jessica Silva dos Reis
VP de Mídia: Andreia Abud
Mídia: Andreia Kalvon, Thales campos, Wagner Dias, Whara Oliveira e Cesar deBrito
BI: Felipe Borges, Camila Oliveira, Breno Marcolino e Aline Rossi
Head de produção: Camila Naito
Produção: Andrea Metzker, Fernanda Pinheiro, Paulo Soares e Priscila Portela.
Produtora do filme: Craft
Diretor: Rafaela Ferrari
Motion e Edição: Rodrigo Burgos
Color: Cláudio Chileno
Atendimento: Letícia Xavier
Produtora de Som: S de Samba
Direção Musical: Wilson Simoninha e Jair Oliveira
Sonoplastia:  Raphael Mancini e Antonio Arruda
Maestro: Diego Guimaraes
Atendimento: Meg Magro
Captação de imagens do projeto Arapiuns
Fotografia: Israel Campos
Vídeo: Pedro Alcântara
Imagens aéreas: Israel Campos
Médio Tapajós
Fotografia: Pedro Alcântara
Vídeo: Pedro Alcântara
Imagens aéreas: Pedro Alcântara
Montagem e edição: Pedro Alcântara
WMcCann inicia segunda turma de mentoria para pessoas negras da agência – Como parte das ações de inclusão, sensibilização e aceleração de carreira de perfis plurais, a WMcCann lança a segunda edição do Programa de Mentoria para Pessoas Negras.

O projeto, que utiliza a metodologia gratuita da Plataforma Goma, criado pela Meta e  Empregue Afro, consultoria em RH e diversidade étnico racial, consiste em seis meses de mentoria de colaboradores para colaboradores.

Os inscritos contam com books explicativos de cada seção de mentoria para que possam conduzir os mentores da melhor forma, além de rodas de conversa e trocas realizadas pela Empregue Afro, parceira da agência, liderada por Patricia Santos.

Hugo Rodrigues, chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Craft Brasil e Aldeiah, que participou do conselho do projeto, desde a concepção e elaboração, até o lançamento, em 2021, destaca:

“Há ainda muito a ser feito, mas cada pequeno passo precisa ser celebrado. Programas de mentoria como o modelo proposto pelo Goma, gratuitos e disponíveis a todos, são importantes para oferecer suporte tanto na formação do mentor antirracista, quanto do mentorado, criando condições para a aceleração de carreira destes profissionais para que possamos corrigir mais rapidamente a baixa quantidade de pessoas negras em cargos de tomada de decisão na publicidade”. 

Projeto conta com metodologia da Plataforma Goma e parceria da Empregue Afro – O encerramento da primeira turma aconteceu no dia 25 de abril, em evento na agência. “Ficamos muito felizes com os resultados da primeira edição. É algo transformador tanto para mentores, quanto para mentorados. Com os feedbacks e aprendizados, estamos seguros de que vamos conseguir avançar ainda mais”, comenta Paula Molina, diretora de RH
da WMcCann.

“A mentoria foi superpreciosa para o meu desenvolvimento, além do meu mentor ser uma referência profissional, é também uma referência pessoal. Ele me ajudou a construir os objetivos de forma prática, relevante para o meu crescimento e com os objetivos que tenho na minha carreira. Sinto que me tornei um profissional melhor após a mentoria”, conta Alan Cruz, assistente de Projetos da WMcCann e um dos mentorados da primeira turma.

Segundo os dados do censo de diversidade 2023, a WMcCann conta com 34% de profissionais negros e 20% em cargos de liderança.
DOJO anuncia a conquista de duas marcas da Camil Alimentos – A DOJO anuncia uma novidade em seu portfólio. Após vencer a concorrência, a agência liderada por Thiago Baron e Rodrigo Toledo passa a ser responsável pela conta de duas marcas da Camil Alimentos.

Com a conquista, a DOJO atuará em todas as frentes – criação, mídia, estratégia, conteúdo e creators – da marca de biscoitos Mabel, e da de massas Santa Amália, que foram adquiridas pela Camil em 2022 e 2021, respectivamente.

Para atender a marca de biscoitos, a agência ficará responsável pela comunicação e por desenvolver a imagem da Camil no novo segmento.

Já para a massas Santa Amália, marca líder no segmento em Minas Gerais e uma das mais tradicionais do Brasil, o intuito da agência é fortalecer a marca e, em seguida, expandi-la para outros mercados.
A agência vence a concorrência para atender a conta das marcas Mabel e Santa Amália – “A Camil é uma gigante multinacional brasileira de alimentos que possui marcas como Camil, União, Coqueiro, entre outras. A empresa tem expandido cada vez mais o seu portfólio, querendo atuar em outros segmentos também. Por isso, ser escolhido por eles como novo parceiro para contribuir nesse trabalho, a partir das marcas Mabel e Santa Amália, é algo
extremamente gratificante para a DOJO. Além disso, nos mostra o quanto estamos avançando e nos consolidando no mercado alimentício”, comenta Isabel Rudge, Head of Client Services da DOJO.

“Estamos muito felizes com a DOJO sendo nossa parceira no planejamento e execução da comunicação das marcas Mabel e Santa Amália. Ambas são marcas com liderança e fortaleza regional, queridas e preferidas pelo consumidor, por isso temos convicção que juntos construiremos caminhos de muito sucesso para essas marcas”, comenta Juliana Conti, gerente executiva de marketing da Camil Alimentos.
Dando início à parceria, Santa Amália lança nova campanha, com a primeira assinatura da DOJO – Com o mote “Por uma vida +massa”, a agência criou roteiros que retratam ocasiões corriqueiras de modo descontraído e próximo, que podem sempre ser acompanhadas por uma boa massa.

O novo filme traduz a multiplicidade de da expressão popular em uma linguagem mais divertida e representa uma evolução na comunicação de Santa Amália, sem abrir mão do elo emocional e familiar tão relevante para a marca.

Em termos de mídia, o foco de investimento será as praças de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, regiões de maior presença e relevância para Santa Amália.

Para tal, a DOJO precisou estudar sobre o consumidor regional e entender os melhores meios e canais para desenvolver a comunicação da marca, que ocorrerá por diversos meios, como TV aberta, OOH, Social, Youtube, uso de influenciadores e muitos outros pontos de contato.

40 anos de sucesso: McDonald’s comemora aniversário dos Chicken McNuggets com McOferta exclusiva embalada pelo hit dos anos 80 “What a feeling” – O McDonald’s está comemorando 40 anos de sucesso de um dos produtos mais queridos e icônicos de seu cardápio: os Chicken McNuggets.

O sabor e a crocância que se mantiveram inconfundíveis nessas quatro décadas os tornaram um dos produtos favoritos dos McLovers e, só em 2022, estiveram presentes em mais de 32 milhões de pedidos no Brasil.

Em celebração a esse marco na história do produto, o McDonald’s, em parceria com a Sadia, lança no cardápio da rede os Chicken McNuggets em uma oferta exclusiva de 40 unidades para compartilhar, divididas em duas caixinhas de 20.

A nova McOferta, composta pelos Chicken McNuggets já conhecidos pelos consumidores e feitos com carne 100% de peito de frango, será incluída no cardápio por tempo limitado e poderá ser adquirida nos restaurantes de todo o país.
Marca apresenta edição comemorativa e limitada do acompanhamento queridinhos dos clientes nos restaurantes de todo o Brasil – E, para deixar ainda mais fácil comemorar com a galera, a marca também vai disponibilizar cupons promocionais pelo app do Méqui.

“40 anos da forma mais delícia de comer frango não é para qualquer um e claro que iríamos celebrar essa data com muito Chicken McNuggets para nossos McLovers. Decidimos lançar a
maior caixinha já feita, de 20 unidades, e uma McOferta exclusiva de 40 unidades, pra trazer toda a crocância e sabor delicioso inconfundíveis e em um formato ainda mais perfeito para dividir com a galera, chuchar em todos os molhos e fazer a festa”, diz Sérgio Eleutério, Diretor de Marketing do McDonald’s no Brasil.

Como todos os produtos do McDonald’s, os Chicken McNuggets são preparados com atenção a cada detalhe.

No Brasil, são produzidos pela Sadia, seguindo uma receita exclusiva do Méqui feita com carne 100% peito de frango da mais alta qualidade e sem corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais, tudo para garantir a suculência da carne por dentro, a crocância por fora e o sabor inconfundível dos Chicken McNuggets.

O produto faz parte do cardápio global do McDonald’s e anualmente são vendidos mais de 25 bilhões de unidades ao redor do mundo.

What a feeling – Se nos restaurantes todo mundo vai se deliciar com essa McOferta, na televisão, nos cinemas e nas redes sociais, a marca leva o público a uma viagem no tempo, diretamente para a década de 80.

Embalado pelo hit “What a Feeling”, o filme de 30’’ propõe uma conexão entre os clientes de 1983 – ano em que foram criados os primeiros Chicken McNuggets – e os McLovers de hoje que compartilham a forma mais delícia de comer frango.

A campanha ainda conta com desdobramento para mídia Out-of-Home (OOH) e parceria com criadores de conteúdo. A GALERIA.ag é a agência responsável pela condução da campanha no Brasil, assinando estratégia de mídia e social, coordenação e desdobramento criativo.

Parceria de sabor – McDonald’s e a Sadia também vão comemorar juntos esse aniversário. Para levar mais diversão ao público, o Lek Trek, o mascote da Sadia, vai visitar restaurantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Guarulhos, Santo André e São Bernardo do Campo, e protagonizar momentos que poderão ser acompanhados pelas redes sociais da marca.

Além disso, a parceria também vai contar com mídias Out-Of-Home (OOH) especiais, parabenizando os Chicken McNuggets pelo aniversário.

“A parceria de longa data entre Sadia e McDonald’s reforça o compromisso em comum das marcas em atender aos consumidores com produtos de excelência e qualidade”, afirma Luzia Goldbeck, Diretora de Food Service BRF.

Os Chicken McNuggets estão disponíveis em todos os restaurantes do Brasil, basta pedir no McDelivery, pelo Peça e Retire, passando no Drive-Tudo ou no próprio restaurante, no balcão ou pelos totens de autoatendimento.

O Boticário e Google se unem em iniciativa sustentável inédita no mundo para auxiliar brasileiros a fazerem o descarte correto de materiais Recicláveis – Na terça-feira , dia 27 de junho, durante o evento Google for Brasil, O Boticário e o Google anunciaram uma parceria inédita para fortalecer a economia circular aos brasileiros.

A iniciativa tem como propósito ajudar as pessoas a encontrarem informações atualizadas sobre pontos de colet a de materiais recicláveis que estejam disponíveis nas proximidades, por meio do Google Maps.

Além da localização dos pontos de coleta, também serão informados os tipos de materiais que podem ser entregues em cada um deles, horário de funcionamento e outras informações para facilitar a dinâmica da coleta.

Na prática, o público poderá descobrir onde podem entregar diferentes resíduos que têm em casa como eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros.

A iniciativa entre as empresas surgiu para atender a demanda de um número cada vez maior da população que vêm procurando saber mais sobre onde reciclar os materiais que utilizam em sua rotina.

Dados do Google mostram que esse é o segundo tópico mais pesquisado no tópico de Sustentabilidade no Brasil, atrás apenas dos termos relacionados à mudanças climáticas.

Na foto, Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário; Newton Neto, Diretor de parcerias do Google para América Latina; Lívia Sitta, analista de insights do Google Brasil e líder do projeto.

Empresas reforçam compromisso com a economia circular por meio de informações de qualidade sobre sustentabilidade para a população – Algumas das principais buscas feitas no Google no Brasil estão conectadas aos materiais que podem ser reciclados e aos pontos dedicados à coleta de resíduos.

Para Renata Gomide, VP Consumer do Grupo Boticário, esse é mais um passo do Boticário no sentido de conscientizar e auxiliar os consumidores a exercitar a economia circular, reforçando a atuação da marca, que agora ganha um parceiro relevante, o Google, para ampliar e facilitar o encontro de quem recicla com os pontos de coleta e, principalmente, com o Boti Recicla.

“O cuidado com o meio ambiente e a busca por soluções que minimizem esse impacto são alguns dos nossos principais compromissos e pilares estratégicos de negócio. O nosso trabalho é de agregar como uma grande companhia, além de conscientizar e fornecer ferramentas para que a população esteja cada vez mais engajada com o tema”, conta.

A parceria prevê a inclusão de 3,5 mil novos pontos de reciclagem em todo Brasil no Google Maps – nos próximos dois meses, incluindo os locais disponíveis do Boti Recicla – maior programa de logística reversa do Boticário em pontos de coleta do setor de cosméticos com mais de 4 mil pontos em todo país -, além de lojas de Quem Disse, Berenice?, Eudora e Tô.que.Tô – marcas do Grupo Boticário que também recebem essas embalagens -, somados a uma base coletada pelo eCycle.

O número deve dobrar a partir dos próximos meses e continuar crescendo ao longo da parceria de dois anos entre as empresas, chegando em 10 mil pontos.

Ao pesquisar na Busca ou no Google Maps termos como “reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim” ou “reciclagem de sacolas plásticas perto de mim”, entre outros termos, os brasileiros poderão encontrar locais de coleta desses itens que estejam próximos à sua localização.

Selecionando o ponto desejado, informações atualizadas aparecerão como o tipo de resíduo que pode ser entregue no local, endereço, horário de funcionamento e telefone, além da possibilidade de salvar o local para visitar depois e traçar uma rota.

O Google vai adicionar ao Google Maps dados coletados e tratados pelo eCycle – “Nós esperamos que essa parceria permita que mais brasileiros possam encontrar locais para reciclar itens do dia a dia, gerando um impacto positivo na cadeia de reciclagem no Brasil”, afirma Ivan Patriota, head de parcerias para Google Maps na América Latina.

Para Lívia Sitta, analista de insights do Google Brasil e líder do projeto, a parceria com O Boticário mostra o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade.

“Há um espaço enorme a ser ocupado pelas empresas brasileiras a partir da geração de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade. Estamos felizes que O Boticário tenha embarcado nessa importante iniciativa com a gente”, completa.

Por meio parceira com o Boticário, o Google vai adicionar ao Google Maps dados coletados e tratados pelo eCycle, tornando possível a ampliação do número de pontos de coleta de materiais recicláveis em todo o Brasil.

O projeto inclui pontos de reciclagem de eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros. Entre os pontos coletados pela eCycle estão organizações não-governamentais, cooperativas de reciclagem, prédios públicos e lojas, incluindo do O Boticário, que recebem esses materiais para que sejam direcionados ao destino correto para reciclagem.

Boti Recicla: Sustentabilidade real em mais de 4 mil pontos físico – No Boticário, a sustentabilidade faz parte da essência da marca principalmente com o Boti Recicla, maior programa de logística reversa em número de pontos de entrega voluntária (PEV) do Brasil no mercado da beleza.

São mais de 4 mil pontos espalhados em todos os estados, além da rede de venda direta, que recebem embalagens vazias de produtos de qualquer marca do segmento de Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal.

Os consumidores entregam esses materiais nesses pontos de coleta, localizados nas lojas do Boticário no Brasil; em seguida, todas as embalagens são encaminhadas para as 14 cooperativas parceiras homologadas, onde realizam a triagem dos materiais recebidos e fazem sua destinação correta.

“Acreditamos em um único caminho para o sucesso responsável: um futuro sustentável e inclusivo, com o propósito de transformar o mundo e impactar positivamente as pessoas por meio da beleza. Sabemos do nosso papel como grande companhia, práticas sustentáveis é
uma premissa inegociável e que já faz parte do modelo de negócio da empresa
há mais de 46 anos”, finaliza Renata.

Exposição “Novos Viajantes” tem nova data: será dia 05 de julho – A abertura da exposição “Novos Viajantes” tem nova data. Será no próximo dia 05 (quarta-feira).

A mostra pretende promover um encontro especial da população capixaba com obras em desenho, pintura e fotografia de 34 artistas, dos quais 29 têm passagem pelo Atelier Attilio Colnago e cinco convidados.

Essa é a primeira exposição realizada pelo Sesc no Espaço Cultural Palácio Anchieta, em Vitória, tendo o apoio institucional da Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio) e do Governo do Estado.

A instituição, que tem a cultura como um dos seus eixos de atuação, vai disponibilizar acesso gratuito à mostra, a ser realizada entre os dias 05 de julho e 10 de setembro. Com a proximidade das férias escolares, a exposição é uma oportuna opção de passeio.
A mostra é realizada pelo Sesc, e acontecerá no Palácio Anchieta, com apoio da Fecomércio e do Governo do Estado – A exposição teve como ponto de partida o universo iconográfico de cientistas, naturalistas, botânicos, zoólogos e, também, artistas da Europa que aportaram no Brasil, entre os séculos XVI e XIX, com o intuito de explorar o território recém-descoberto.

Suas pesquisas resultaram na elaboração de uma grande quantidade de diários, coleções de objetos, de espécies naturais e de obras de artes visuais – desenhos, pinturas, gravuras –, que constituem o que ficou designado como “arte dos viajantes”.

A partir desse legado artístico-científico, a mostra “Novos Viajantes” propõe apresentar, com sua multiplicidade de expressões artísticas, um panorama da arte capixaba suscetível a reinterpretar, ressignificar e contemporizar a produção dos viajantes europeus.

Anseia, também, trazer uma reflexão sobre a importância da relação entre ciência e arte e, dessa forma, contribuir para a sensibilização sobre a importância da diversidade, da riqueza natural e da necessidade de conservação do meio ambiente.

Tendo por base esses objetivos, os artistas desta exposição empreenderam estudos históricos que deram subsídio aos seus trabalhos.
O propósito é buscar a confrontação de olhares nas representações iconográficas – a dos artistas viajantes, que percorreram as regiões do Brasil e as registraram com olhar europeu, e a dos artistas contemporâneos, que têm sua produção focada no momento histórico atual.

Como exemplo da importância da documentação produzida pelos naturalistas, destaca-se o
material resultante da expedição realizada por Carl Friedrich von Martius e Johan Baptiste von Spix, entre 1817 e 1820, quando, em lombo de mulas, percorreram durante três anos mais de dez mil quilômetros entre o Rio de Janeiro e o Amazonas.

Nessa viagem, propuseram a organização da vegetação brasileira em cinco biomas – cerrado, caatinga, Mata Atlântica, Floresta Amazônica e pampas –, conceito utilizado até hoje e que foi, posteriormente, implementado com o pantanal.

No Espírito Santo, foram de fundamental importância a passagem e a iconografia deixada pelos naturalistas Príncipe Maximiliano de Wied, com a publicação de “Viagem ao Brasil”, Saint-Hilaire com “Viagem ao Espírito Santo e Rio Doce” e pela Princesa Teresa da Baviera.

Nasce, assim, o projeto “Novos Viajantes. Nesse contexto, a mostra está representada, em sua maioria, por artistas que têm uma ligação com o atelier de Attilio Colnago. Cada um com a peculiaridade e especificidade de sua obra.  Mata Atlântica – O que congrega os viajantes históricos e os novos viajantes é a Mata Atlântica, esse universo vasto em exemplares de fauna e flora que merece ser preservado. Não é sem razão que, em diferentes períodos, sempre exerceu um fascínio para o olhar dos cientistas e dos artistas.

É singular a necessidade de convergir mais olhares em direção a essa imensa floresta, em virtude da sua exuberância e riqueza da sua biodiversidade.

Dessa forma, “Novos Viajantes” configura-se como uma contribuição nas ações ambientais, levando ao público imagens que provoquem reflexão e prazer estético, propondo a necessidade de mudança de posturas e ações que possam contribuir de forma significativa na relação do homem com o meio em que vive.

Faz-se necessário, então, reler a história dos antigos viajantes para buscar um novo olhar, uma nova abordagem para o uso do seu legado. Fica evidente a necessidade de assegurar a manutenção dos mais diversos biomas para o equilíbrio do planeta.

Assim, o que se pretende levar ao Espaço Cultural Palácio Anchieta é uma oportunidade mútua na qual o público poderá tomar conhecimento das obras dos artistas viajantes históricos e identificar os artistas locais com um fazer contemporâneo que exploram conceitos técnicos e poéticos do desenho, da pintura e da fotografia, no intuito de atualizar o significado e a importância  dessas manifestações artísticas, procurando perceber e refletir sobre as diferenças e coincidências que permeiam a produção em artes visuais no Estado.
Salas especiais na exibição no Palácio Anchieta – Na mostra a ser exibida no Palácio Anchieta, além de mais de 115 obras, serão inseridas duas salas especiais: uma delas é a “Sala Mata Atlântica”, que reúne “memórias” da riqueza da Floresta capixaba.

A segunda sala, “Aquarelas de Augusto Ruschi”, é dedicada a uma exibição inédita dos trabalhos de ilustração do ecologista Augusto Ruschi.

A seleção – oriundas de mais de 200 imagens – teve seu início de produção na década de 1920, quando Augusto Ruschi esboçou suas primeiras ilustrações de orquídeas e beija-flores.

O conjunto de aquarelas apresentado propõe um olhar sobre o percurso de diferentes décadas de sua produção e sua conexão com a tradição naturalista que em muito influenciou o olhar do ecologista Augusto Ruschi sobre a documentação da mata atlântica capixaba.
Curadoria/produção/concepção expográfica  – A mostra conta com a curadoria de Attilio Colnago Filho. O enfoque curatorial é trazer a reflexão do papel do legado dos naturalistas e artistas viajantes e a diversidade da fauna e flora local.

O papel da curadoria é a mediação entre os universos da história, a natureza local e a obra dos artistas contemporâneos e o público.

Pela aproximação aos diferentes elementos – técnicos/poéticos/históricos – presentes nas obras dos artistas a curadoria pretende que o público reconheça as referências históricas e faça uma imersão no universo poético das diversas obras expostas.

A produção-coordenação é de Paulo de Barros, que realizou as curadorias das mostras “Pedro Luis Hanne Gallo – Obra Gráfica”; “Foto Clube do Espírito Santo 55 anos”; Mostra itinerante “Francisco Seibel um fotógrafo rural do Espírito Santo”, entre outras.

Ações educativas – Contemplando a amplitude da atuação do Sesc, estão programadas ações de arte, educação e cultura, com visitas mediadas, voltadas para promover práticas que apoiem o desenvolvimento e a capacidade de acolhimento do público e o contato com as obras, além de ciclo de palestra com o curador e oficinas temáticas à exposição. Em breve, serão divulgadas as datas.
FilmBrazil volta à Cannes promovendo o Brasil, que conquista 92 leões em Cannes – Após um intervalo de 3 anos, a FilmBrazil – plataforma internacional desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), volta a Cannes, com o objetivo de promover o conceito “Made in Brazil”, criado pela Ampfy, durante o festival.

Com o intuito de resgatar o encantamento do Mercado Internacional pelo Brasil, a campanha, além de contar com peças de mídia digital, trouxe artistas brasileiros para chamar a atenção do público que esteve presente no Palais.

Na quinta-feira, dia 22 de junho, o happy hour do Cannes Lions, promovido pela FilmBrazil com apoio da Globo, recebeu Wilson Simoninha, Jair de Oliveira e o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta para um show ao vivo no terraço do Palais de Festivals.
Após um intervalo de 3 anos, a plataforma internacional da APRO, em parceria com a ApexBrasil, volta à Cannes – A atração levou um gostinho do carnaval de rua para a Croisette e foi muito bem-sucedida e elogiada pelos presentes no evento.

Além disso, direto de Basel para Cannes, a plataforma também trouxe a talentosa artista Rafaella Braga para o principal festival de comunicação e publicidade do mundo.

Durante o dia 22 de junho, muitas pessoas passaram no Palais para conferir o grande mural pintado por Rafa em homenagem ao nosso país.

A artista começou o trabalho nas primeiras horas do dia e finalizou a tempo do happy hour para que fosse visto por todos os presentes na festividade. Ao longo dos próximos dias, a obra, que tem 2m x 3m, será doada e incorporada ao acervo do Ministério das Relações Exteriores.

“A nossa volta a Cannes foi extremamente especial. Conseguimos levar uma delegação de mais de 20 produtoras brasileiras, promovendo um networking com o mercado internacional, e promover o conceito ‘Made in Brazil’, que passou a mensagem que buscávamos, de mostrar o nosso país como um polo de exportação de talentos, criatividade, locação e diversidade”, comenta Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.
RESULTADO DO BRASIL EM CANNES – Nos cinco dias do festival Cannes Lions, o Brasil conquistou 92 leões. As premiações foram nas seguintes categorias:

Brand Experience & Activation, Creative B2B, Creative Commerce, Creative Data, Creative Effectiveness, Creative Strategy, Design, Digital Craft, Direct, Entertainment, Entertainment Lions For Gaming, Entertainment Lions For Music, Entertainment Lions For Sport, Film, Film Craft, Glass: The Lion For Change, Health & Wellness, Industry Craft, Innovation, Media, Mobile, Outdoor, PR, Print & Publishing, Radio & Audio, Social & Influencer, Sustainable Development Goals e Titanium.

Entre Eles, há dois Grand Prix (prêmios máximos) e um Titanium Lions (categoria mais seletiva do festival).
No dia 20 de junho, foram divulgados os resultados da categoria Film Craft – Nela, por meio do trabalho dirigido pelo diretor brasileiro Vellas, o país levou 6 Leões com os trabalhos Buscapé, produzido pela O2 Filmes, e Shout, produzido pela Rebolucion México.

O destaque da categoria foi para o filme dirigido por Vellas para a Telefónica, que conquistou um Leão de Ouro.

“Nosso último Leão de Ouro em Film Craft foi em 2019. Depois de duas edições, sendo que em 2022 não tivemos nenhum prêmio na categoria, voltamos para casa renovados com um ouro conquistado pelo Vellas com o filme ‘Shout’, que vem para coroar esse momento de reconstrução da nossa produção audiovisual, dos nossos talentos e do nosso país”, complementa Marianna.

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