ArcelorMittal e EDP assinam acordo para estudar uso de hidrogênio verde na produção do aço

ArcelorMittal e EDP assinam acordo para estudar uso de hidrogênio verde na produção do aço – A ArcelorMittal Tubarão e a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para avaliar a viabilidade técnica e econômica de uma planta-piloto para a produção e uso de hidrogênio verde no processo de fabricação do aço.

A iniciativa faz parte dos esforços da ArcelorMittal Tubarão para impulsionar a produção de aço de baixo teor de carbono e da EDP para expandir a produção de hidrogênio verde utilizando a expertise da empresa, que foi pioneira na produção da primeira molécula de hidrogênio verde da América Latina em dezembro de 2022.

Na primeira etapa, de Viabilidade Preliminar, serão avaliados os aspectos técnicos, econômicos e ambientais do projeto.

Também serão definidos o escopo e os requisitos necessários para sua execução, estabelecendo uma base sólida para decisões relacionadas às próximas etapas da parceria.
O estudo para implantação da planta-piloto deverá ser concluído em um ano – O estudo de cooperação teve início no mês de agosto, quando os grupos de trabalho de diversas áreas, como engenharia, desenvolvimento de projeto, ambiental, utilidades, regulação e financeiro, iniciaram as atividades, trabalhando de forma colaborativa e integrada para identificar possíveis modelos de negócios mutuamente benéficos.

A viabilidade de instalação de uma planta-piloto será avaliada de acordo com os resultados obtidos nas diversas etapas do estudo, principalmente no Estágio de Definição do Projeto.

Nessa fase, a previsão de investimentos e os resultados completos de viabilidade do projeto serão analisados em detalhes para possibilitar a tomada de decisão sobre a implantação da planta-piloto.

O estudo deverá ser concluído em um ano.
Processo de transição para uma economia de baixo carbono – Segundo o CEO ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira, essa iniciativa está alinhada com a meta global do Grupo de se tornar neutro em carbono até 2050, participando do processo de transição para uma economia de baixo carbono.

“O estudo em parceria com a EDP representa mais um passo significativo nessa jornada. Com essa colaboração, exploraremos a possibilidade e viabilidade de, futuramente, incorporar e aplicar o hidrogênio como parte do nosso processo produtivo contribuindo, juntamente, com alternativas para nos tornarmos no futuro uma empresa carbono neutro”, explicou o executivo, acrescentando que se trata de um projeto-piloto e que, para o futuro, será avaliada a viabilidade de expansão para outras unidades da ArcelorMittal no Brasil.

Primeiro projeto de expansão da produção hidrogênio verde e de parcerias estratégicas da EDP – A parceria também faz parte das iniciativas da EDP para liderar a transição energética, com investimentos em fontes renováveis de energia.

“Para que o Brasil possa despontar como uma referência na produção de Hidrogênio Verde é crucial que haja demanda. A parceria com a ArcelorMittal é um exemplo de como a EDP está trabalhando para fomentar este mercado e colocando em prática toda a nossa expertise e pioneirismo neste tema. Esperamos que este seja o primeiro projeto de expansão da produção hidrogênio verde e de parcerias estratégicas da EDP com diferentes segmentos da indústria que podem ser descarbonizados”, destaca João Marques da Cruz, CEO da EDP Brasil.
Grupo Orletti faz 30 anos e realiza convenção – A primeira Convenção de Vendas do Grupo Orletti trouxe grandes nomes para marcar os 30 anos da empresa. Cerca de 400 pessoas participaram do evento.

Com o tema “Vender para vencer: como ser um vendedor de alta performance”, a convenção recebeu o ex-treinador das seleções brasileiras de vôlei, masculina e feminina, Bernardinho; o executivo Murilo Moreno, professor das Universidades ESPM e FGV, apresentador do Programa Conversa de Marketing no Canal a Cabo Markket, e Chico Recalde, Head de Marketing do RECLAME AQUI, plataforma com mais de 30 milhões de consumidores únicos por mês e 550 mil marcas cadastradas.

Na foto, William Orletti, diretor administrativo e financeiro; Murilo Moreno, apresentador do Programa Conversa de Marketing no Canal a Cabo Markket; o presidente Wagner Orletti; Chico Recalde, Head de Marketing do Reclame Aqui e Rafael Orletti, gerente Master de Marca VW.
Dojo assina campanha do Outubro Rosa para Cargill – Neste mês de outubro, a Dojo assina a campanha da Cargill com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e controle do câncer de mama.

Como parte desta iniciativa, alguns dos produtos mais queridos pelos consumidores brasileiros, como Pomarola, Extrato Elefante e óleo de soja Liza, serão apresentados nas prateleiras dos supermercados em embalagens com tons de rosa.

Toda a identidade visual das embalagens dos produtos foi repensada para trazer uma poderosa expressão de sensibilidade e comprometimento.

Para isso, a unidade de design e branding da DOJO trouxe cores aconchegantes em tom pink, para refletir feminilidade e compaixão, enquanto texturas que fazem alusão a manchas gráficas, simbolizam a luta e autenticidade da data.

O trabalho da agência se estendeu além da concepção visual, abrangendo a criação de materiais para as redes sociais sob o tema “O cuidado começa por você”.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e controle do câncer de mama – Durante todo o mês de outubro, os consumidores puderam acessar conteúdos informativos, incluindo um teaser projetado para combater a desinformação e um videocast  já disponível na íntegra no YouTube.

Em breve, versões de 30 segundos também serão lançadas nas redes sociais. A campanha nasceu com objetivo de informar e lembrar a sociedade sobre os riscos dos cânceres que acometem as mulheres, o de mama e do colo do útero.

De acordo com o Instituto Fiocruz, apenas um quarto das mulheres entre 50 e 69 anos realiza anualmente mamografias preventivas no Brasil. A taxa recomendada pela OMS é de 70%.

“Estivemos presentes em todos os estágios da campanha, desde o planejamento e a criação visual até a roteirização, direção artística, produção e curadoria. É uma equipe basicamente dirigida por mulheres, para ter propriedade no assunto. Foi uma oportunidade muito bacana porque identificamos que a internet está repleta de fake news sobre o assunto, há pesquisas comprovando a desinformação e nosso desafio foi levar essa informação para o público certo de forma assertiva e descomplicada”, comenta Ana Beatriz Camargo, Gerente de Conteúdo da DOJO.

Segundo CondoExpert reúne os maiores nomes do segmento condominial em Vitória – O maior evento de conteúdo técnico para síndicos do Espírito Santo já tem hora e local definidos! O 2º CondoExpert será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória, e contará com os maiores nomes do segmento condominial do país.

Destinado aos síndicos, subsíndicos, membros de conselho, entre outros profissionais que atuam no setor condominial, o evento visa a levar os melhores conceitos e tirar dúvidas dos participantes com os maiores nomes do segmento do país.

Além disso, o evento contará com as palestras master “Síndico, Conselho e Administradora: desmistificando papéis e responsabilidades”, com o advogado em condomínios, comentarista da CBN, e apresentador do quadro “Chame o Síndico” do Fantástico, Marcio Rachkorsky, que falará sobre como é importante ter uma empresa conceituada na gestão do condomínio.

Já a palestra “Poder de impacto: maximizando o potencial do síndico na moradia e gestão de condomínios”, com o fundador SíndicoNet e CoteiBem, Julio Paim, vai mostrar a importância de cada vez mais o síndico se capacitar a fim de ser uma figura respeitada no meio condominial.

O evento destinado aos profissionais que atuam no setor condominial – Para o palestrante, a expectativa é encontrar um evento de profissionais de um nível muito avançado.

“O público de síndicos e profissionais da área tem evoluído muito e isso é muito interessante de acompanhar em grandes metrópoles. Esse mundo pós-pandemia mudou a forma totalmente dentro dos condomínios, passando a ser uma extensão do lar e em função disso, o mercado por estar em transformação ainda tem muita coisa a melhorar e essa necessidade de capacitação para lidar com essa complexidade cada vez maior é muito importante”, disse Paim.

O evento é organizado pelo Grupo Condonal, que há 25 anos é líder no mercado em Administração e Terceirização de Mão de Obra para condomínios no Espírito Santo. As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo ser feitas pelo site www.condoexpertes.com.br.
Vivo se inspira em IA para homenagear Instituto Vini Jr. e reforçar seu apoio à educação – Nesta segunda-feira (30), o jogador de futebol Vini Jr. é o único brasileiro a concorrer e a vencer ao Prêmio Sócrates, que reconhece atletas envolvidos em causas sociais.

Por isso, a Vivo homenageia o atleta – embaixador da marca desde 2022 – e a Instituição que leva o seu nome, numa iniciativa que recorre a recursos de inteligência artificial para mostrar como o Instituto Vini Jr. ajuda crianças a imaginarem um futuro no qual consigam alcançar seus sonhos.

“A Vivo, assim como o Instituto Vini Jr., acredita que educação e tecnologia são peças-chave para que as crianças possam construir suas próprias histórias e um futuro mais potente.” comenta Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

Instituição que leva o nome do jogador é a única brasileira indicada ao Prêmio Sócrates, que reconhece atletas e seus trabalhos sociais – Em um filme criado pela agência VMLY&R, a Vivo presta uma homenagem ao trabalho do Instituto Vini Jr., responsável pela promoção e inclusão de crianças em situação de vulnerabilidade social por meio da educação, esportes e tecnologia.

O vídeo permite imaginar as crianças assistidas pelo Instituto já mais velhas e realizando conquistas grandiosas, assim como o próprio Vini.

“A linha criativa projeta, por meio da IA, os rostos do futuro brasileiro que é transformado pela tecnologia e o propósito de companhias como a Vivo e de organizações como o Instituto Vini Jr.”, finaliza Sleyman Khodor, CCO da VMLY&R.

Além de Vini Jr. e de sua organização, concorrem ao Prêmio Sócrates: a Fundação Alex Morgan, da jogadora Alex Morgan, do San Diego Wave dos Estados Unidos, a Academia Oshoala, da jogadora nigeriana Asisat Oshoala, do Barcelona, a Fundação Antonio Rüdiger, também jogador do Real Madrid, e a Força-Tarefa “Child Food Poverty”, de Marcos Rashford, do Manchester United.

FICHA TÉCNICA 
Agência: VMLY&R
Título: Prêmio Sócrates
Anunciante: Telefonica Brasil (Vivo)
Produto: Vivo Esportes
AGÊNCIA:
CCO: Sleyman Khodor
Direção de Criação: Pedro Lazera / Marcos Magário
Direção de Criação de Arte: Natalia Soares / Luis Rombino / Diana Coutinho / Naira Bentes
Atendimento: Leonardo Balbi / Rafaela Garruti / Carolina Rangel / Pedro Lavezo / Rafaella Moura
Mídia: Diego Freire, Danilo Pizardi, Ligia Barboza, Frank Zevallos
Planejamento: Marcelo Germano, Luciana Garcia, Rodrigo Yoshizumi, Renan Donas
PR: Paula Ganem, Ana Carolina Cesario, Gabriel Grunewald
Produtora: Coração da Selva Transmídia SA
Produtora Executiva: Nicole Weckx
Atendimento: Ariella Aguiar
Montagem, Motion e Cor: Felipe Kobayashi
Laboratório de Pós-Produção:
Finalização: Stone Milk
Nova campanha da Itaipava traz o humorista João Pimenta e mostra diferentes formas de curtir o verão brasileiro – O humorista baiano João Pimenta estrela o filme da maior campanha do ano de Itaipava, a cerveja do Grupo Petrópolis.

Com muita leveza e descontração, a marca mostra como as pessoas podem curtir o verão em diferentes locais, contextos e situações.

“Tem o Verão, e tem o Verão com Itaipava” é a forma como o humorista descreve o jeito como o brasileiro aproveita a estação.

O filme foi lançado no domingo (29), no intervalo do Fantástico, na TV Globo, e ressalta os atributos da cerveja Itaipava, como malte importado, lúpulo alemão e produzida como o brasileiro gosta.

Apresentando o novo conceito “Ita-pra mim esse verão. Ita-pra você essa Itaipava”, a peça ressalta como o Verão com Itaipava é mais gostoso, refrescante, suave e diferente do que se imagina.
Peças assinadas pela WMcCann refletem momentos de diversão, alegria e muita cerveja gelada para a chegada da estação mais celebrada pela marca – O filme faz comparações inusitadas e divertidas entre tomar uma Itaipava no verão com itens que deixam mais alegre a rotina dos brasileiros, como um boleto pago e um ventilador na velocidade 3 em dias quentes.

Gravado em Pernambuco, as imagens mostram os diferentes pontos de consumo e ocasiões para uma perfeita Itaipava, como uma roda de samba, uma resenha de amigos e o Bar do João Pimenta.

“A Itaipava tem uma história de longa data com o Verão e muito se relaciona com as emoções que esse período traz para os brasileiros. Dessa vez, queremos mostrar como a nossa cerveja tem os atributos necessários para que todo mundo possa aproveitar a estação de forma diferente do que sempre imagina. Ainda teremos muitas novidades para o verão dos nossos consumidores”, diz Cristiane Chiarioni Rosa, gerente da marca Itaipava.

Convidado especial da marca para apresentar o Verão Itaipava, João Pimenta também irá comandar o “Ita-Repórter”, uma nova editoria no perfil da marca no Instagram @itaipava, que trará episódios inéditos mostrando as diferentes formas de curtir o verão nos vários cantos do país.
Tem o Verão, e tem o Verão com Itaipava – “Para a nova campanha de Itaipava buscamos mostrar o verão diferente do que costumamos ver por aí, agora ressaltamos como as pessoas se conectam com experiências diferentes na estação mais quente do ano, sempre acompanhados de uma Itaipava gelada. Toda narrativa da assinatura ‘Ita-pra mim esse verão’ reforça que o verão está para todos, seja do jeito que for”, explica Alessandra (Lele)
Pereira, diretora de criação da WMcCann.

Desde a campanha “Língua do Ita”, a Itaipava traz sua linguagem proprietária usando o “Ita” do nome para ressaltar os atributos do seu portfólio, conectando os consumidores com a cerveja.

A estratégia também está presente na nova campanha de Verão, que conta com comunicação 360º filmes para TV aberta e fechada de 30” e 15”, peças digitais, mídia Out of Home (OOH) e ações de endomarketing.

Nas redes sociais, o desdobramento se dará com um squad de influenciadores que amplificam a mensagem, além de novas editorias que trarão conteúdos inéditos sobre o produto.

FICHA TÉCNICA:

Agência: WMcCann
Cliente: Grupo Petrópolis
Produto: Itaipava
Nome da campanha: Verão
Time do Cliente: Giulia Faria, Diego Santelices, Camila Felippe, Tomas Lombardi, Cristiane Rosa, Priscila da Fonseca, Stephanie da Silva, Douglas da Silva e Thais Miranda
Chairman: Hugo Rodrigues
CEO: André França
CCO: Daniela Ribeiro
VP executivo e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff
Diretor de Criação: Alessandra Pereira e Vinicius Turani
Diretor de Criação Associado: Jaime Agostini
Direção de arte: Vinicius Turani, Fabio Noremberg, Pedro Batista e Mauricio Perussi
Redator: Jaime Agostini e Renata Casonato
COO & CSO: Renata Bokel
Diretor de Planejamento: Maurilio Filho
Planejamento: Luiz Hidd
Head de Conteúdo: Patrícia Colombo
Conteúdo: Gustavo Komatsu, Irys Roque, Laura Sales e Fernanda Rodrigues
Influência: Gustavo Komatsu, Kainã Faria e João Pedro Mundim
Diretora de Negócios: Fernanda Duca
Atendimento: Marcia Fernandes, Mayara Nascimento e Samea Vaz
Gerente de Projetos: Luara Fernandes
VP de Mídia: Andreia Abud
Diretor de Mídia: Pedro Judice
Mídia: Stephanie Scibor, Nathalia Brito e Angela Pires
BI: Felipe Borges, Vinicius Hamburgo, Camila Oliveira, Marcelle Rodrigues e Gabriela Lima
Head de Produção Integrada: Camila Naito
Produção Integrada: Dani Toda
Produção Gráfica: Maurício Martim, Nereu Marinho e Claudio Costa
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
Produtora de Filme: Boiler Filmes
Direção: Liv Stacciarini e Nico Matteis
Diretor de Fotografia: Nico Matteis
Direção 2ª Unidade: Beatriz Garbin
Diretor De Fotografia 2ª Unidade: Rafael Ramos Malta
Produção Executiva: Juliana Martellotta
Head De Atendimento: Larissa Perrotta
Atendimento: Amanda Arcaro, Jonas Monte, Nicoli Azevedo e Maria Clara Gonçalves
Head De Produção: Juliana Sigolo
Coordenação: Bruna Fernandes, Cintia Varella, Marina Rohnik e Gabrielle Escorel
Diretor De Produção: Hugo Castelo Branco
Diretor De Arte: Thiago Cusack
Fotografia Still: Guilherme Fernandes
Head De Pós-produção: Ricardo Quintela
Montagem: Rodolpho Ponzio E Ana Vedovato
Finalização: Rodrigo Azambuja, Renata Dalbem e Rafael Barão
Assistente De Finalização:  Jean Neto
Color Grading: Acauan Pastore
Pós-produção: Plural Imagem e Som
Produtora de Som: Comando S Audio
Diretor Musical: Serginho Rezende
Produtor Musical / Trilha: Magno Vito
Finalização:  Equipe Comando S
Coordenação: Andrea Barreto/ Paulo Galvão
Atendimento: Elis Pedroso / Andrea Barreto
EQUIPE JOÃO PIMENTA:
Assessoria: Letícia Sotero/ ASMINA.CO
Make: Ana Carolina de Jesus Santos
Figurino: Milton Fucci

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