Exame oftálmico pode identificar doenças silenciosas em cães e gatos

Apesar de algumas doenças se manifestarem de forma silenciosa nos cães e gatos, existe uma maneira de descobrir se algo está errado com o seu animal: através do exame oftálmico. De acordo com a médica veterinária Úrsula Guberman, especializada em Oftalmologia, é comum que o primeiro sinal alterado seja o ocular.

“O exame oftálmico pode identificar uma doença no animal que ainda não se manifestou. É comum que o primeiro sinal seja alteração ocular, por isso é importante que os donos estejam atentos aos olhos dos pets o tempo todo”, explica a médica veterinária.

De acordo com Úrsula, entre as doenças que causam alterações oculares estão a doença do carrapato, alguns tipos de câncer e a hipertensão arterial sistêmica, que pode causar cegueira súbita em cães e gatos e, geralmente, demora a se manifestar de outra forma.

Por isso, a médica veterinária defende que manter os exames oftálmicos completos em dia, incluindo fundoscopia, é importante, pois eles podem detectar doenças de forma precoce e aumentar a eficiência do tratamento. “O ideal é que os pets sejam acompanhados por um médico veterinário especializado em Oftalmologia, além do clínico geral”, pontua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *