DICA DO DIA (Nº 315): A MÚSICA

ACORDEÃO. Como se vê, a palavra “acordeão” termina com a sílaba “ão” (a-cor-de-ão). Na indicação de plural, que se troque “ão” por “ões” e se diga “acordeões” (Exemplo: Joaquim comprou dois acordeões.). Existe a forma variante (escrita diferente com o mesmo sentido) “acordeon”, com “acordeons” na indicação de plural (Exemplo: Furtaram os dois acordeons do músico.).

REFRÃO. Pode-se formar o plural de palavras terminadas em “ão” de três formas: “ões”, “ãos” ou “ães”. Não há uma regra específica. Na maioria das vezes, faz-se o plural com a terminação “ões”. O plural de refrão é uma situação singular. Isso porque existem “dois plurais” para “refrão”: refrãos e refrães. E que jamais se diga “refrões”, com a sílaba “frões”.

MUSICISTA. Qual o feminino de “músico”? Nesse caso, há duas respostas: música e musicista. Apesar de muito estranha, a resposta “música” está correta. Os dicionários confirmam esse uso, apesar de a forma “música” ser raramente empregada. Recomenda-se aqui o emprego de “musicista” ou a especialidade musical da mulher, como pianista.

3 Respostas para “DICA DO DIA (Nº 315): A MÚSICA

  1. Sou a Leila De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *