DICA DO DIA (Nº 131): AS MÃES

MÊS/MAIO. Como se sabe, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio. Há um termo desnecessário na expressão “no segundo domingo do mês de maio”. Explica-se: Maio é mês; que se diga “no segundo domingo de maio”. Essa “lógica” vale também para dias e para anos (Exemplos: Em 8 de maio, e não “no dia 8 de maio”; em 2023, e não “no ano de 2023”).

ACATAR/ACOLHER. Alguns filhos não sabem se acatam ou se acolhem as ordens de suas mães. Isso porque confundem o sentido das palavras “acatar” e “acolher”. A primeira (acatar) quer dizer “sujeitar-se ao mando de outra pessoa” (Exemplo: Ele acatou as ordens de sua mãe.). A segunda (acolher) significa “aceitar” (Exemplo: A filha não acolheu a decisão de sua mãe.).

DESTRATAR/DISTRATAR. Com a sílaba inicial “dis”, o verbo “distratar” significa “desfazer trato ou contrato” (Exemplo: O diretor da empresa distratou o acordo pactuado com os sócios.). Com a sílaba inicial “des”, “destratar” quer dizer “insultar, ofender” (Exemplo: O filho destratou a própria mãe.). Cuidado: Um “distrato” pode ser resultado de um “destrato”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *