Posta-Restante: jonalista e psicanalista capixaba lança livro de estreia

 

Em livro de estreia, Posta-Restante, o comunicador e psicanalista capixaba Mark Cardoso reúne — entre crônicas, contos, cartas e diários — amores, dissabores, desafetos, vazios, desejo, amizade e um convite ao leitor não apenas para viajar pelo inconsciente alheio, mas a atravessar de mãos dadas por devaneios, delírios, memórias redescobertas, alegrias e
reconstruções que são do paciente, mas certamente poderiam ser tuas e de todos nós.

Segundo o autor, quando uma carta ou encomenda não chegava ao seu destino – fosse por inesperadas ausências, fosse por erros de endereçamento –, iam esperar em um quarto especial dos correios, “lá onde cada instante é sempre”. Ansiosos por uma resposta, um pedido, uma declaração, um sinal, uma notícia ou mesmo uma dor, acabavam por tentar buscar nos correios o antídoto para seus vazios, na antiga posta-restante dos serviços postais.

Assim, Posta-Restante reuniu todas as mensagens que nunca encontraram seus destinos; cujos destinatários já vieram, em algum momento, reclamar suas posses; e também mensagens que se tornarão pó, na estante dos restos e dos esquecimentos, a não ser que o leitor passe lá para reclamar, ou ainda melhor: se ver com papel e caneta em mãos, vivendo essas histórias fantasiosamente realistas, assinando aquelas cartas ou deitando-
se naquele divã da psicanálise. A autora mineira Cris Paz assina a quarta-capa do livro e a psicanalista e autora best-seller Ana Suy é quem amadrinhou, editorialmente, a obra.

Como gosta de brincar, Mark Cardoso canta, dança e não representa… mas escreve! Aliás, sempre escreveu. Nas palavras do escritor, gosta de acreditar que as palavras nascem no pé da goela, entre boca e coração, e escorrem pelas pontas dos dedos. E com o background de jornalista e publicitário que já morou em cinco cidades, mestre em Comunicação Social pela UnB (Universidade de Brasília) e psicanalista, põe no mundo um desejo que alimentou durante 20 anos: ter seus originais aceitos por uma editora. Neste caso, a editora Patuá.

Por falar em divã, Posta-Restante traz consigo uma centelha: a quebra da ‘quarta parede’ do consultório de uma psicanalista, E assim, ao desatar o nó puído que enlaça os envelopes desta posta-restante, o leitor também encontrará contos ficcionais em universos de amor, ódio e risadagem… crônicas de uma vida como a sua: sempre em busca de fôlego e cartas perto do coração — selvagem ou não.

Com esta obra, Mark Cardoso quer acreditar que, às vezes, a gente acaba. E ponto-final. Mas sempre recomeçamos para reencenar tudo aquilo que gela a barriga, treme a mente e mantém o coração a palpitar.

Ficha Técnica:

Livro: Posta-Restante

Autor: Mark Cardoso

Editora: Patuá – julho de 2023

Páginas: 296 páginas

Valor: R$ 53

Onde comprar: www.postarestante.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *