Psicologia das cores em projetos arquitetônicos

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Só de olhar as duas imagens acima, já fica claro que cada cor escolhida no projeto arquitetônico pode mudar completamente a percepção dos espaços em um lugar.

A psicologia das cores, teoria criada por Goethe, estuda justamente isso: como elas afetam as emoções das pessoas e criam ambientes mais agradáveis e acolhedores. 

Vou falar um pouco hoje sobre como utilizar esse recurso com intenção e quais efeitos causam no comportamento e bem-estar das pessoas.

Paredes e sensação de espaço

Foto: divulgação
Foto: divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A escolha de cor para as paredes é uma das decisões mais importantes no design de interiores.

Enquanto cores claras, como branco e bege, dão a impressão de um espaço mais ampliado e iluminado, as escuras trazem mais uma sensação de aconchego e acolhimento.

Já as mais quentes, como o vermelho e o laranja, tendem a aproximar as paredes, enquanto as frias, como o azul e o verde, tendem a afastá-las.

É importante frisar que aqui não existe certo ou errado! Tem mais a ver com a personalidade do morador e qual mensagem ele quer passar com seus ambientes.

Cor como destaque em elementos importantes

Foto: divulgação

Usar cores vibrantes em elementos de destaque, como portas, janelas e paredes estruturais pode ser uma excelente opção para dar mais personalidade a ambientes com uma decoração mais clean. 

Uma janela mais vibrante, por exemplo, é um recurso interessante para chamar a atenção para a vista externa e até criar um contraste interessante com a cor das paredes.

Caso você queira utilizar pontos de cor de uma forma mais discreta na esquadria, a dica é utilizar cores menos “saturadas”. Aliar essa opção a tons terrosos na decoração — como no exemplo abaixo — passa uma mensagem de conforto e leveza.

Foto: divulgação

Em resumo, dominar a psicologia das cores, e aplicar de forma consciente e estratégia em todos os detalhes, possibilita a criação de espaços marcantes, inesquecíveis e que refletem a personalidade dos moradores.

Para te inspirar:

Foto: divulgação

2 Respostas para “Psicologia das cores em projetos arquitetônicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *