Para se inspirar: três países que são um sucesso em sustentabilidade arquitetônica

Que a responsabilidade ambiental deve ser uma prioridade na nossa prática na arquitetura não é novidade. 

Por isso, hoje eu trouxe o exemplo de três países que são um exemplo de atitude sustentável e responsável ambientalmente. Vamos nos inspirar?

 

Canadá: a revolução da madeira

Fonte: Image Courtesy of Heatherwick Studio

O Canadá é pioneiro na adoção de materiais sustentáveis, especialmente a madeira. 

Projetos como o “Tall Wood Residence” em Vancouver estão desbravando o caminho, mostrando que é possível construir alto e verde ao mesmo tempo. 

A madeira é uma escolha mais ecológica, sendo renovável e requerendo menos energia para ser processada do que o concreto ou o aço.

 

Dinamarca: jardins verticais e sustentabilidade urbana

Fonte: Claudia Maximin

Na Dinamarca, a abordagem sustentável também é vertical. Edifícios como o “VM Mountain” em Copenhague apresentam jardins verticais que não apenas embelezam, mas também contribuem para a eficiência energética, proporcionando sombra e isolamento térmico. 

Além disso, a nação investe pesadamente em árvores urbanas e espaços verdes para equilibrar o desenvolvimento urbano com a natureza.

 

Costa Rica: rumo à carbono neutro

Foto: divulgação

A Costa Rica está pavimentando o caminho para a arquitetura sustentável ao almejar ser carbono neutro até 2050. 

Projetos inovadores, como o “La Carpio School”, incorporam materiais locais e práticas que minimizam a pegada de carbono. Além disso, a ênfase em fontes de energia renovável e a preservação de áreas naturais refletem um compromisso sério com um futuro mais verde.

Esses países não estão apenas construindo estruturas, estão construindo um legado de respeito pelo nosso planeta. 

Ao aprendermos com suas inovações, nos inspiramos a transformar cada projeto em uma oportunidade de minimizar nosso impacto e criar um futuro onde a arquitetura e a natureza vivem em harmonia. Vamos juntos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *