Projeto de arquitetura online – Como funciona e quando vale a pena?

O que já era apontado como uma grande tendência no mercado de arquitetura, com a pandemia do novo coronavírus ganhou ainda mais força. Estou falando de consultorias online.
Com o isolamento social as pessoas passaram mais tempo em casa e voltaram seus olhares para aqueles ambientes que até então não estavam bem resolvidos. Uma vontade de mudar a sala, finalizar a varanda, reformar a cozinha… Difícil encontrar alguém que não sentiu vontade de modificar algo em casa durante a quarentena.

Esse desejo, aliado à crescente busca por produtos e serviços online durante o isolamento, fez com que muitos profissionais do segmento de arquitetura, designer de interiores e decoração se reinventassem e investissem também nas consultorias online, uma espécie de projeto de repaginação do ambiente. Foi o caso das arquitetas Juliana Mattos e Rebecca Amazonas. As sócias já tinham essa meta, mas até então estava na gaveta. Porém com a pandemia, veio a hora certa de dar o start, é o que conta a Juliana.

“A ideia começou principalmente com a preocupação em atender o público de mães. Ficamos inquietas pensando como que muitas mamães iriam resolver o quartinho dos bebês, durante a pandemia. A partir daí iniciamos esse serviço online. O projeto começou a dar certo e junto veio também o pedido de outros ambientes”, contou Juliana.

 

Rebecca Amazonas e Juliana Mattos 

COMO FUNCIONA

Juliana explica que esse é um perfil de projeto para pessoas que gostam de se envolver, de colocar a mão na massa. Afinal, são os clientes que vão partir para campo, sem o acompanhamento presencial dos profissionais. Os contratantes preenchem um formulário respondendo perguntas pessoais sobre preferência de cor, estilo e tema específico, fotografam o ambiente e passam todas as medidas.

Para que o projeto online atenda as expectativas é importante um briefing muito bem feito, para evitar ruídos de comunicação, possíveis erros no projeto e insatisfações.

Junto com o projeto, o cliente também recebe um guia de medidas, especificações de materiais, sugestões de lojas e, dependendo do pacote de cada profissional, uma imagem 3D.

Mesmo à distância, uma dica importante é o contato com os profissionais durante a execução de cada etapa do ambiente. Envie fotos, mensagens, tire dúvidas para evitar que o projeto fuja do papel e haja frustrações depois.

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS

  • Para quem quer economizar, é uma excelente alternativa
  • Com esse tipo de serviço é possível contratar profissionais que você admira e as vezes mora em outro estado ou país
  • Geralmente os profissionais limitam a quantidade de modificações no projeto depois de pronto, se informe sobre isso antes de contratar o serviço
  • Para construções “do zero” ou ambientes que necessitam de uma obra grandiosa a consultoria online não é a melhor alternativa, até porque existem os termos de responsabilidade técnica e isso pode trazer problemas legais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *