5 revestimentos que seguem em alta na arquitetura e decoração

Um consultório moderno e elegante. Destaque para a parede revestida com o Dot Rose Gold com paginação personalizada por Dalila Menegotto/ Foto: Marcelo Calil
Um consultório moderno e elegante. Destaque para a parede revestida com o Dot Rose Gold com paginação personalizada por Dalila Menegotto/ Foto: Marcelo Calil

Quadrado, retangular, losango, hexagonal, com brilho, sem brilho… Escolher o revestimento ideal para um ambiente não é tão simples quanto se imagina. Além de levar em conta o gosto pessoal é importante analisar o material adequado para cada tipo de situação e a qualidade do produto. A cada ano são lançadas inúmeras novidades no mercado, mas apenas um, ou alguns, serão escolhidos para revestir o seu espaço. Com isso, já parou para pensar o quanto é importante não errar nessa escolha? Afinal, certamente, você vai conviver com esse revestimento por muitos anos.

Para ajudar nessa decisão, o Momento Décor contou com a ajuda da arquiteta e consultora de produtos da Composé, Amanda Delapran. Especialista em revestimentos, a profissional deu dicas e pontuou os estilos que seguem forte nos projetos de arquitetura e decoração.

 “Esse ano na Expo Revestir, maior feira de acabamentos da América Latina, foi possível ver como a tecnologia tem ajudado a aprimorar os revestimentos que estão cada vez mais resistentes e com desenhos e formas realistas. Destaco também a valorização do feito a mão, do artesanal e também da brasilidade, muitas indústrias esse ano apostaram em peças assinadas por artistas brasileiros, trazendo ainda mais personalidade para os revestimentos”.

Grandes formatos

Se tem uma tendência que promete ser irreversível são os grandes formatos. Se há alguns anos os revestimentos de, no máximo, 60cm dominavam o mercado, hoje os porcelanatos em grandes proporções ganharam destaque. Do chão ao teto, eles podem modificar um ambiente trazendo requinte e sofisticação. Sem contar a sensação de amplitude, pois, por serem peças grandes possuem menos rejuntes.

Neste projeto, o revestimento Alpi da Roca trouxe um toque especial ao ambiente ao ser aplicado na parede.
Cimentício

Quem também caiu no gosto no mundo décor foi o revestimento cimentício. Uma opção para quem busca versatilidade, hoje é uma das peças mais adaptáveis à decoração, combinando com áreas externas, internas, pisos, paredes. O revestimento de cimento tem outra característica que qualquer cliente, arquiteto ou decorador gosta: resistência. Outro ponto que vale ser ressaltado é a sua durabilidade, independentemente de onde ele é aplicado.

Neste projeto, da arquiteta Giuliana Nahssen, o revestimento foi usado na parede, e trouxe um clima de aconchego e modernidade à sala de estar.
Granilite

Assim como tudo na moda vai e volta, na decoração não é diferente. Quem aí lembra do granilite? Um tipo de revestimento que foi muito usado em pisos residenciais e comerciais de todo o Brasil na década de 40. Constituído por uma base de areia e cimento branco com fragmento de minerais como quartzo, mármore ou granito, agora ele está de volta aos projetos de arquitetura e decoração trazendo um visual retrô com um toque rústico aos ambientes.

O revestimento Cesio Multicolor é um exemplo de como o granilite vem sendo atualizado para seu uso atual, misturado às formas geométricas dos ladrilhos e trazendo a estética do vintage aos espaços.
Candy Colors

Outra tendência que voltou com tudo é a candy color. Quem gosta de suavidade na decoração, pode usar e abusar dos tons pastel. Por reforçarem uma atmosfera delicada e suave, esses revestimentos são muito comuns em quartos de crianças e ambientes leves, mais românticos e femininos. Mas não existe uma regra para usá-los, pois são versáteis e permitem muitas combinações!

Nesta sala, o piso em granilite, Amalfi Rosa, em tom pastel de rosa dá todo o charme para criar um ambiente minimalista e aconchegante. O revestimento traz a combinação de duas tendências europeias: a textura de granilite e tons pastéis.
Metalizado

Para fechar a seleção de revestimentos com chave de ouro, não é de hoje que o metalizado veio com força total para a decoração. E quem ama um brilho, pode investir! Ele segue em alta! Esse estilo de revestimento é capaz de transmitir uma atmosfera imponente, cheia de glamour, sofisticação e personalidade. Ao falarmos de glamour que tal esse banheiro?

O revestimento Sixties Gold levou todo glamour ao ambiente.

Agora que você ficou por dentro dos revestimentos que estão em alta, conte pra gente, qual combina mais com você e com a sua casa?!

5 Respostas para “5 revestimentos que seguem em alta na arquitetura e decoração

  1. Bom dia!
    Muito boa a materia.
    Otimo descritivo.
    Parabens!

    Gostaria, por favor, obter sugestoes de decoracao, sobre a caixa acoplada de meu vaso sanitario.

    Obrigado.
    Jorge RC

  2. Piso porcelanato para sala integrada com varanda gourmet, o que devo usar porcelanato polido ou acetinado,?.fica bom usar o mesmo porcelanato si com acabamento s diferente s: polidobe acetinado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *