Geral

Após 15 anos de obras, novo Aeroporto de Vitória será entregue. Veja a linha do tempo!

O investimento total é de R$ 523,5 milhões e o novo aeroporto elevará a capacidade de transportar passageiros/ano, que poderá chegar a 8,4 milhões

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória

Após 15 anos de espera, o novo terminal do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, finalmente será entregue nesta quinta-feira (29). A ampliação do Aeroporto é de responsabilidade do Governo Federal e foi retomada em junho de 2015, após várias paralisações. O investimento total é de R$ 523,5 milhões e o novo aeroporto elevará a capacidade de transportar passageiros/ano, que poderá chegar a 8,4 milhões. 

>> Infraero realiza testes nas pontes de embarque do novo aeroporto de Vitória

O convênio para dar início às obras foi assinado em 2003, quando o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no Espírito Santo. Mas antes disso, um edital de licitação da nova pista já havia sido lançado, em meados de 2002, quando o capixaba Guilherme Dias estava à frente da pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão do governo FHC. "Na época, o procedimento era iniciar a contratação da obra da nova pista e, quando isso estivesse pronto, o executivo do terminal de passageiros. A preocupação era aproveitar as circunstâncias e já incluir no plano de investimento a expansão", informou o ex-ministro.

Já em 2005, Lula retornou ao Estado e afirmou que o novo aeroporto ficaria pronto até 2007. No entanto, as obras foram suspensas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e ficaram paradas por oito meses. De lá para cá, foram mais 9 anos de atrasos e promessas.

>>  Inauguração do aeroporto deve atrair novos investimentos para o Espírito Santo

Confira a linha do tempo! 

Mudanças
De acordo com a Infraero, a partir de sexta-feira (30), todas as atividades envolvendo voos comerciais regulares serão realizadas nas novas instalações. O acesso será feito exclusivamente pela avenida Adalberto Simão Nader, e não mais pela avenida Fernando Ferrari, como é feito hoje para chegar ao antigo terminal.

Ainda segundo a Infraero, a partir desta programação, o antigo terminal deixará de receber embarques e desembarques das companhias aéreas, que também desativarão seus postos de atendimento. A Infraero informou ainda que não irá oferecer qualquer tipo de transporte entre os terminais, cabendo ao passageiro chegar às novas instalações, conforme o mapa abaixo.


Nova pista
A nova pista do Aeroporto de Vitória terá a extensão de 2058m x 45m. Para efeito de comparação, a pista atual possui 1750m x 45m. De acordo com a Infraero, nem todo pouso ou decolagem será realizado no sentido do mar. Eventualmente, a utilização da nova pista dependerá de fatores operacionais, como a predominância de vento, que determinam rotas de chegada e partida e uso de cabeceira. Assim, as operações poderão ocorrer na pista nova ou na atual.

Outra novidade é que o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTaer) ganhará uma base operacional integrada e com infraestrutura modernizada e ampliada, que será construída no novo aeroporto.

A nova sede será totalmente integrada ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES), onde já se concentra a coordenação operacional das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal

Leia também:
>> Ministros devem acompanhar Temer na inauguração do aeroporto
>> Inauguração do aeroporto deve atrair novos investimentos para o Espírito Santo
>> Criadas duas linhas do Transcol para atender passageiros do novo Aeroporto de Vitória
>> Mudança na Adalberto Simão Nader é antecipada para esta 4ª, em Vitória. Veja como fica!
>> Aeroporto de Vitória inaugura 'Sala Vip', mas Infraero não garante permanência

Pontos moeda