Tartaruga verde será solta no Centro de Visitação do Tamar neste sábado
A tartaruga verde é herbívora, alimentando-se de algas em águas rasas do litoral ao redor do mundo todo, sendo comum o registro desses animais no canal da baía de Vitória
Capixabas e turistas podem aproveitar o feriadão para apreciar a soltura de uma tartaruga verde (Chelonia mydas) no Centro de Visitantes do Projeto Tamar, na Praça do Papa, neste sábado (4), às 16h30. A ação será aberta ao público.
Ela foi resgatada no dia 22 de março, passou por tratamento em Anchieta, onde a reabilitação foi realizada por equipes do Tamar, da Petrobras e da empresa CTA-Meio Ambiente.
A tartaruga verde é herbívora, alimentando-se de algas em águas rasas do litoral ao redor do mundo todo, sendo comum o registro desses animais no canal da baía de Vitória. Uma tartaruga marinha coloca em média 120 ovos de uma vez e, no mesmo ano, pode colocar até oito ninhos num intervalo de uma semana de uma postura e outra. Embora nasçam muitos filhotes, as chances de sobrevivência para a fase adulta são de 1 ou 2 a cada 1 mil nascidos.
O Centro de Visitação do Tamar funciona de terça a domingo, das 8h30 às 17 horas. Moradores da comunidade de pescadores do entorno e alunos da rede municipal de Vitória têm atividades guiadas e palestras gratuitas. Para os outros visitantes, a entrada é R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).