Trabalhadoras de limpeza hospitalar protestam contra atraso de salários
De acordo com as manifestantes, as trabalhadoras não receberam os salários e o auxílio-alimentação de março. Há problemas, ainda, com o vale-transporte
Cerca de 100 trabalhadoras que prestam serviço de limpeza e higienização hospitalar, incluindo hospitais públicos estaduais da Grande Vitória, protestaram contra salários e benefícios atrasados.
As trabalhadoras de asseio e conservação atuam pela empresa terceirizada Servinel, que presta serviço nas unidades da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As mulheres caminharam da antiga sede da Sesa, na Avenida Beira-mar, em Bento Ferreira, em frente ao clube Álvares Cabral, com destino à nova sede da Secretaria, na Enseada do Suá, ao lado da Praça do Papa.
De acordo com Madalena Garcia da Silva, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana, Asseio e Conservação do Espírito Santo ( Sindilimpe-ES), a falta de pagamento causa transtornos para as prestadoras de serviços.
“ O Sindicato está liderando esse protesto, pois há trabalhadoras terceirizadas que estão sem alimentação para elas e para os filhos. A empresa e o Governo do Estado precisam resolver essa questão, pois esse problema é recorrente e está se agravando a cada mês, com atrasos cada vez maiores dos salários. A limpeza de hospitais precisa ser prioridade e é preciso reconhecer a importância das pessoas que fazem esse serviço. Os direitos mais básicos dessas trabalhadoras são desrespeitados todos os meses", disse
De acordo com as manifestantes, as trabalhadoras não receberam os salários e o auxílio-alimentação de março. Além disso, diversas funcionárias entraram de férias sem receber o percentual de 1/3 previsto na legislação trabalhista, sendo que algumas delas retornaram e estão, também, sem salários. Há problemas, ainda, com o vale-transporte, que foi disponibilizado com valores incompletos.
Por nota, a Sesa informou que, devido a pendências tributárias e previdenciárias da empresa Servinel, o pagamento não havia sido realizado. O pagamento está previsto para a próxima semana.A reportagem tentou entrar em contato coma empresa citada, mas não obteve resposta.