Trabalhadores da limpeza hospitalar encerram protesto em Vitória
Cerca de 100 trabalhadores, a maioria mulheres, que atuam pela empresa terceirizada Servinel fizeram uma passeata da antiga sede da Sesa até a nova sede da Secretaria
Acabou nesta tarde de quinta-feira (16) o protesto dos trabalhadores que atuam na limpeza de unidades de saúde da Secretária Estadual de Saúde (Sesa). Cerca de 100 trabalhadores, a maioria mulheres, que atuam pela empresa terceirizada Servinel fizeram uma passeata da antiga sede da Sesa, no bairro Bento Ferreira, até a nova sede da Secretaria, na Enseada do Suá.
Após uma reunião com o subsecretário de Estado da Saúde para Assuntos de Administração e Financiamento da Atenção à Saúde, José Hermínio Ribeiro, representantes da Sevinel, e Madalena Garcia da Silva, diretora do Sindilimpe-ES, ficou acertado que os salários atrasados, serão depositados na sexta-feira (17).
O auxílio-alimentação, vale-transporte, e pagamento de férias daqueles que tiveram problemas para receber serão colocados em dia e o problema não irá mais acontecer no mês seguinte, afirmou a Sesa.
A categoria tem enfrentado condições de trabalho inadequadas, com falta de equipamento de proteção individual (EPI), e material de limpeza simples, como sabão e cloro, para a higienização dos hospitais.
“A limpeza de hospitais precisa ser prioridade e é preciso reconhecer a importância das pessoas que fazem esse serviço. Os direitos mais básicos dessas trabalhadoras são desrespeitados todos os meses", disse Madalena Garcia da Silva.