Geral

Theatro Carlos Gomes recebe o universo de Jaceguay Lins

Segundo a diretora musical do espetáculo, Paula Galama, “O Reino de Duas Cabeças” é uma oportunidade a um público mais jovem de ter contato com a obra do compositor

“O Reino de Duas Cabeças” chega em Vitória Foto: Assessoria de Comunicação/Secult

Uma viagem operística em um mundo imaginário, tudo guiado pelos sons geniais de um dos mais instigantes maestros e compositores que já passaram por terras capixabas.

Isto e muito mais estará presente em “O Reino de Duas Cabeças”, ópera-recreio infanto-juvenil de autoria do saudoso Jaceguay Lins (1947-2004), músico pernambucano que se radicou no Espírito Santo e que marcou época pelo seu estilo único e inovador.

O espetáculo será exibido no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, no próximo domingo (15), na terça-feira (17) e na quarta-feira (18) às 20 horas. A entrada é franca, sendo que os ingressos deverão ser retirados com 1 hora de antecedência na bilheteria do Theatro.

Contemplado pelo Funcultura da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), a montagem marca o retorno da música operística de Lins ao palco do Carlos Gomes. A história - composta por 12 quadros absurdos em um único ato - encena um reino fantástico, aparentemente governado por um monstro bicéfalo ditador. A solução é uma revolução, onde os outros personagens criam para acabar com tanta tirania.

Segundo a diretora musical do espetáculo, Paula Galama, “O Reino de Duas Cabeças” é uma oportunidade a um público mais jovem de ter contato com a obra do compositor. “A obra é original em vários aspectos: em sua concepção formal e imaginativa, na utilização dos temas, na textura orquestral (que utiliza o recurso do playback) e na inserção recorrente de elementos agregadores da cultura brasileira”, pontua Paula.

Jaceguay Lins: do folclórico ao eletroacústico

Radicado no Estado no início de 1980, Jaceguay Monteiro Lins tornou-se um expoente na representação cultural  do Espírito Santo em diversas áreas. Foi arranjador, escritor e maestro - chegou a reger a antiga Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, além de produzir várias obras para o cinema e variadas linguagens atribuindo elementos da música folclórica brasileira, em especial o congo, ritmo que foi um dos seus objetos de pesquisa em vida. Na década de 60, foi professor da Escola de Música Villa-Lobos no Rio de Janeiro, ficando conhecido por fundir o erudito, o popular e elementos de experimentação eletroacústica em suas composições. Em 2016, completam 12 anos de seu falecimento.

Serviço

O Reino de Duas Cabeças

Local: Theatro Carlos Gomes

Dias e Hora: 

15/05 (Domingo) – 10h
 
17/05 (Terça-feira) – 20h
 
18/05 (Quarta-feira) – 20h
 
Entrada gratuita
 
* Os ingressos deverão ser retirados com 1 hora de antecedência na bilheteria do Theatro.
 
Classificação: Livre
 
Informações: Coletivo das Artes: 3033-0470 e 99963.8973
 
Theatro Carlos Gomes: 3132.8399
 
Texto: Danilo Ferraz