Trabalhadores dos Correios do ES podem entrar em greve nesta quarta (08)
Entre as reivindicações estão reajuste de 8% e melhores condições de trabalho. Decisão sobre paralisação sai às 19h desta terça-feira (07)
Os trabalhadores dos Correios do Espírito Santo decidem hoje se entram em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (08) em assembleia marcada para 19h desta terça-feira (07), no Centro de Vitória. Os trabalhadores pedem 8% de reajuste.
Os trabalhadores reivindicam também melhores condições de trabalho e rejeitam os cortes de direitos históricos como vale-cultura, vale-alimentação em períodos de licença médica por acidente de trabalho, diminuição no pagamento de adicional noturno, entre outros.
De acordo com Fischer Moreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (SINTECT-ES), “a empresa anunciou que teve lucro em 2017, mas na hora de negociar ataca os direitos já conquistados e não apresenta uma proposta decente. O que o trabalhador de Correios quer é poder prestar um serviço de qualidade e ter condições de exercer seu trabalho com dignidade. Mas a ECT está usando a Reforma Trabalhista para chantagear a categoria”.
Outra queixa é com relação à falta de efetivo que gera sobrecarga de trabalho e atraso constante nas entregas. A estatal não realiza concursos públicos e perdeu 20 mil funcionários nos últimos cinco anos. Ainda segundo o SINTECT-ES, no Espírito Santo houve redução de 13% do efetivo e há sucateamento das agências e equipamentos. Além do Espírito Santo, outros 30 sindicatos aprovaram o indicativo de greve.