Geral

Árvores são envenenadas na Rua da Marinha em Guarapari

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) constatou crime ambiental e cercou a área para não intoxicar os moradores e frequentadores do local

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

Na tarde de ontem (05), através de uma denúncia anônima, a Semag se dirigiu a Rua da Marinha onde foi comprovado que três árvores Pata da Vaca, plantadas recentemente na 1ª Praça, haviam sido propositalmente envenenadas, constatando prática de ato criminoso.

De acordo com a Secretaria, as árvores estavam com pequenos furos e molhas com uma substância tóxica que acabou por matar as mesmas e envenenar o solo onde estão plantadas. O produto utilizado para cometer o crime ambiental apresenta risco à saúde da população precisando assim que a área fosse isolada. Ainda segundo a secretaria, a área está sendo monitorada e o videomonitoramento da Praça foi recolhido para a análise das imagens. Também foi feito um boletim de ocorrência para investigar o crime ambiental.

O engenheiro ambiental da Semag, Breno Simões Ramos, contou que além da denúncia, a equipe técnica vinha fazendo vistorias nessas árvores, que foram plantadas na semana passada, e viram alterações e pontos de envenenamentos em três delas. “As plantas secaram e foi possível definir que foi um processo de envenenamento. No momento estamos analisando o composto químico, que fez a secagem da espécie arbórea causando assim a sua morte. Queremos identificar a pessoa que cometeu o crime para que a mesma sofra as penalidades fiscais e repare os danos ambientais”, disse acrescentando que essa espécie de árvore não causa prejuízo estrutural e nenhum risco a população.

Pontos moeda