Geral

Estudantes de MF são selecionadas para o Parlamento Jovem

As alunas do 3º ano do Ensino Médio vão para Brasília apresentar ideias para o projeto e vivenciar rotina de um deputado federal

As alunas de Marechal Floriano Marikelly Cristina Moraes da Silva e Bruna Yara Gonçalves foram selecionadas para representar o Espírito Santo no Projeto Parlamento Jovem Brasileiro, que acontece em Brasília-DF. As capixabas vão para a capital brasileira no dia 30 (domingo) e voltam apenas no dia 5 de outubro (sexta-feira).

Marikelly Cristina e Bruna Yara estão no terceiro ano do Ensino Médio da Escola Emílio Oscar Hülle e foram orientadas pela professora Reni Klippel Machado. Graças à orientação e o esforço das estudantes, elas estão entre os 78 alunos brasileiros que foram selecionados para representar os estados brasileiros e o Distrito Federal.

O projeto

O projeto foi criado em 2004 e simula a jornada de trabalho de um deputado federal. Para participar, o estudante interessado deve ter entre 16 e 22 anos de idade, frequentar regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio tradicional ou o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico em escolas públicas ou particulares. Durante cinco dias, os jovens selecionados apresentam as ideias e debatem vários temas relevantes para o país em Brasília.

Marechal Floriano é referência no Programa Agrinho

A seleção dos trabalhos para o Programa Agrinho já está pronta. A comissão julgadora municipal da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Semec) julgou os trabalhos dos estudantes na terça-feira (18).

Os trabalhos selecionados vão para a etapa estadual e o resultado já foi enviado diretamente para as escolas. A premiação estadual vai acontecer apenas em dezembro e o evento vai contar com a presença de alunos e profissionais da Educação que foram selecionados na etapa municipal. O resultado só é divulgado na hora do evento.

A cidade de Marechal Floriano é referência no Programa Agrinho e sempre se destacou no projeto, participando sem interrupção desde 2007. A cada edição do programa, mais de 60 mil alunos capixabas de mais de 40 cidades participam da premiação.