Geral

Instalação do píer em Guarapari é adiada mais uma vez e novo prazo é até o final de setembro

A estrutura flutuante de 12 metros de comprimento e nove metros de largura, no valor de R$180 mil, não pôde ser instalada em junho por conta de uma ponta de pedra no fundo do mar, não identificada no projeto inicial.

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Píer chegou no município no dia 12 de junho e encontra-se na orla do Canal.

Inicialmente programado para 13 de junho, no Morro da Pescaria na Praia do Morro em Guarapari, a instalação do píer teve que ser adiada em 25 dias para adequações na estrutura já existente. Mas passado esse prazo, a situação não se alterou e a instalação tem um novo prazo dado pelo executivo, até o final de setembro. O píer será utilizado para o desembarque de passageiros dos transatlânticos na rota turística.

Responsável pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), juntamente com o município, o Condomínio Aldeia da Praia, representado pelo gerente Sérgio Jordão, já fez as adequações no píer e realizou uma extensão de cinco metros na estrutura já existente no Morro da Pescaria. “Há mais de 30 dias as adequações vistas em junho estão prontas, o que cabe ao condomínio já foi feito. Estamos dependendo de autorização do Ministério Público para instalação. Tendo essa permissão, chamo a equipe de instalação que é de São Paulo para colocar o píer no dia seguinte. No momento a estrutura flutuante aguarda na orla do Canal no centro da cidade”, disse Sérgio.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), todas as licenças ambientais para a instalação do píer no município estão assinadas, as licenças com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e a da Capitania dos Portos. E, segundo a prefeitura de Guarapari, a instalação do píer no Morro da Pescaria deve ser feita até o final deste mês.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) informa que a previsão de instalação do pier é até o final de setembro. No local precisaram ser feitas algumas adequações na estrutura já existente. A Semag agora está normatizando o uso desse pier, de acordo com a solicitação e a recomendação do Ministério Público. O pier é o resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do condomínio Aldeia da Praia determinado através do MP”, disse o executivo em nota.

Pontos moeda