• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Palestra busca maior número de inscritos no Cadastur em favor do turismo de Guarapari

Geral

Palestra busca maior número de inscritos no Cadastur em favor do turismo de Guarapari

Nessa terça-feira (11), às 9hs, haverá uma palestra para estimular a inserção de cadastro nos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur) em prol do turismo local

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

Com a intenção de melhorar turismo local, a prefeitura de Guarapari através da Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec) em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), realizarão amanhã, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), uma palestra mostrando a importância dos prestadores de serviços turísticos estarem inscritos no Cadastur. Existem vantagens e oportunidades de negócios e uma fonte de consulta para quem planeja uma viagem, por exemplo, para saber se a agência está regular no MTur e todos os detalhes relacionados às empresas e prestadores de serviços sobre as suas qualidades.

É importante frisar que existem empresas que precisam efetuar o cadastro de forma obrigatória, como acampamento turístico, agência de turismo, guia de turismo, meio de hospedagem, organizadora de eventos, parque temático e transportadora turística. E empresas que podem fazer de forma opcional, como casa de espetáculos e equipamento de animação turística, centro de convenções, empreendimento de entretenimento e lazer e parque aquático, locadora de veículos para turistas, empreendimento de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva, prestador especializado em segmentos turísticos, prestador de infraestrutura de apoio para eventos e restaurante, cafeteria, bar e similares.

“Quanto mais inscritos na cidade, mais pontos ela terá e com isso mais repasse de verbas e vantagens”, disse o presidente da Associação Brasileira das Indústrias e Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES), Gustavo Guimarães. Apenas os cadastrados podem ser citados em ações, sites, hotsites e materiais do MTur, é possível obter créditos em bancos oficiais, além de ser um pré-requisito para os meios de hospedagem que desejarem a classificação por estrelas.

Para Gustavo, quanto mais cadastrados, mais movimentação, incentivo, financiamento, verba, parceria e facilidade o município terá. “Contamos com o apoio de todos os conselheiros na mobilização de empresários do trade turístico local para estarem prestigiando esta importante ação para o turismo de Guarapari”, enfatizou.

Cadastur

Sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo para qualificar o setor. O MTur, em parceria com os órgãos de turismo dos estados, certifica e chancela a atuação de agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, parques temáticos, entre outros. Para se cadastrar, é preciso acessar o site do Cadastur. Os certificados emitidos aparecem em uma lista que pode ser consultada pelo turista.