• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Palestra busca maior número de inscritos no Cadastur em favor do turismo de Guarapari

  • COMPARTILHE
Geral

Palestra busca maior número de inscritos no Cadastur em favor do turismo de Guarapari

Nessa terça-feira (11), às 9hs, haverá uma palestra para estimular a inserção de cadastro nos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur) em prol do turismo local

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

Com a intenção de melhorar turismo local, a prefeitura de Guarapari através da Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec) em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), realizarão amanhã, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), uma palestra mostrando a importância dos prestadores de serviços turísticos estarem inscritos no Cadastur. Existem vantagens e oportunidades de negócios e uma fonte de consulta para quem planeja uma viagem, por exemplo, para saber se a agência está regular no MTur e todos os detalhes relacionados às empresas e prestadores de serviços sobre as suas qualidades.

É importante frisar que existem empresas que precisam efetuar o cadastro de forma obrigatória, como acampamento turístico, agência de turismo, guia de turismo, meio de hospedagem, organizadora de eventos, parque temático e transportadora turística. E empresas que podem fazer de forma opcional, como casa de espetáculos e equipamento de animação turística, centro de convenções, empreendimento de entretenimento e lazer e parque aquático, locadora de veículos para turistas, empreendimento de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva, prestador especializado em segmentos turísticos, prestador de infraestrutura de apoio para eventos e restaurante, cafeteria, bar e similares.

“Quanto mais inscritos na cidade, mais pontos ela terá e com isso mais repasse de verbas e vantagens”, disse o presidente da Associação Brasileira das Indústrias e Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES), Gustavo Guimarães. Apenas os cadastrados podem ser citados em ações, sites, hotsites e materiais do MTur, é possível obter créditos em bancos oficiais, além de ser um pré-requisito para os meios de hospedagem que desejarem a classificação por estrelas.

Para Gustavo, quanto mais cadastrados, mais movimentação, incentivo, financiamento, verba, parceria e facilidade o município terá. “Contamos com o apoio de todos os conselheiros na mobilização de empresários do trade turístico local para estarem prestigiando esta importante ação para o turismo de Guarapari”, enfatizou.

Cadastur

Sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo para qualificar o setor. O MTur, em parceria com os órgãos de turismo dos estados, certifica e chancela a atuação de agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, parques temáticos, entre outros. Para se cadastrar, é preciso acessar o site do Cadastur. Os certificados emitidos aparecem em uma lista que pode ser consultada pelo turista.