Primavera chuvosa e com novas frentes frias no Espírito Santo
Em 2018, a primavera no Hemisfério Sul tem início às 22h53 do dia 22 de setembro
A noite deste sábado (22) marca o início da primavera. Precisamente às 22h53, começa a estação que marca o período de transição entre as estações do frio e do calor, o que pode acarretar em mudanças aceleradas nas condições do tempo.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no Espírito Santo, os meses de outubro, novembro e dezembro, que compreendem o período da estação, são os meses mais chuvosos do ano.
Apesar de diminuírem sua frequência, algumas frentes frias ainda avançam com fraca intensidade pelo estado. As massas de ar frio que acompanham a frente provocam quedas ocasionais de temperatura, principalmente na Região Serrana.
Há um aumento progressivo no índice de chuvas, marcando a passagem da estação seca para a estação chuvosa, onde se iniciam as pancadas de chuva no final da tarde ou à noite devido ao aumento gradativo das temperaturas e dos índices de umidade.
A média acumulada de precipitação para a estação fica acima dos 600 mm na Região do Caparaó capixaba e Região Serrana, entre 500 e 600 mm no Sul e entre 400 e 500 mm nas demais regiões. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26,0 °C na Região Serrana e 30,0 °C nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16,0 ºC na Região Serrana e dos 20,0 ºC nas demais regiões.