Alunos de escola municipal promovem ação de gentileza no Centro da Capital
O principal objetivo dos voluntários foi espalhar afeto e levar mensagens de carinho para aqueles que passavam no local
Um projeto elaborado por uma professora de escola municipal de Vitória levou para uma boa parte da população um dia de amor e paz. A ação, que ganhou o nome de "A Arte da Gentileza", aconteceu na manhã da última terça-feira (09), na Praça Costa Pereira, no Centro da Capital. O principal objetivo dos voluntários foi espalhar afeto e levar mensagens de carinho para aqueles que passavam no local.
Segundo a professora e também uma das criadoras do projeto, Patrícia Seibert Lyrio, de 44 anos, o trabalho foi criado há cerca de três meses e surgiu após a leitura de um livro escolhido por ela.
"A minha ideia foi transformar o contexto do livro em questionamentos, e questionamentos em atos de gentileza. O conteúdo atenta para a questão do bullying em escolas e na sociedade, e com isso buscamos juntos o nosso melhor para espalhar o bem", disse.
De acordo com o relato da professora, o trabalho voluntário contou com várias etapas, além da ajuda especial de alguns estagiários e alunos da instituição. Na programação do projeto, eles criaram flores de papel e escreveram mensagens motivacionais.
Com tudo preparado, a ação aconteceu na manhã da última terça-feira (09), quando os alunos distribuíram as flores e mensagens de carinho, para diversos moradores em situação de rua e para pedestres que passavam no entorno da Praça Costa Pereira, em Vitória.
A educadora contou que a ação foi surpreendente pelo simples fato de que as pessoas pareciam não estar preparadas para receberem carinho e atenção. "A falta de afeto é grande entre as pessoas, que quando abordadas, acreditavam que os estudantes estavam vendendo algo, ou que estavam em busca de alguma troca. Entre os relatos dos meus alunos, a maioria afirmou que a população anda mesmo desconfiada "; disse.
No ponto de vista da professora, o projeto que tem o contato direto com a sociedade, possibilita a oportunidade de resgatar o afeto e respeito entre as pessoas. Patricia já busca novos atos voluntários, e um deles, é abordar os abrigos de idosos, que serão surpreendidos com a visita destes mesmos estudantes. Na ocasião, os alunos prometem levar animação, um bom bate papo e mensagens de carinhos e atenção.