Geral

HFA celebra a semana das crianças com programação especial para os pequenos

De 08 a 12 de outubro o Hospital Francisco de Assis irá realizar a “Semana da Criança HFA 2018”

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

Serão cinco dias em que os efeitos negativos da internação ficarão de lado para dar lugar a tudo o que qualquer criança tem direito: Brincadeiras e diversão. Para comemorar o dia das crianças (12), o HFA preparou uma semana repleta, serão cardápios diferenciados, cinema, visita especial, além de ações dos alunos de enfermagem da faculdade Pitágoras e do grupo de voluntários Cheios da Graça.

A gerente administrativa HFA, Walkiria Procópio, contou que a intenção é transformar o ambiente hospitalar e quebrar um pouco a rotina de medicações e exames. “Queremos proporcionar o bem-estar das crianças e cultivar a humanização das práticas de saúde. Planejamos tudo com muito amor e carinho, será uma semana repleta de atividades recreativas para nossos pequenos pacientes”.

Durante a semana de comemorações, no dia 11, os acadêmicos do 9º período de enfermagem da faculdade Pitágoras em Guarapari realizarão um momento de atividades com os pacientes visando não só o entretenimento, mas também o restabelecimento da saúde dos pequenos. “É sabida e comprovada cientificamente a contribuição de tais atividades no tratamento de pacientes, melhorando o humor e a imunidade, repercutindo de forma significativa e positivamente nas respostas aos tratamentos estabelecidos”, relatou o supervisor dos estagiários do curso de enfermagem da Pitágoras, Nilton Rosa que acrescentou sobre a ação. "O momento contará com balões, alunos fantasiados de personagens de histórias em quadrinhos, distribuição de pipoca, algodão doce e lembrancinhas personalizadas".

E, para fechar com chave de ouro, no dia 12, dia das crianças, o grupo de voluntários Cheios da Graça fará uma apresentação no HFA com muita música e o mundo lúdico. Segundo a coordenadora do grupo, Marcela Gomes, o hospital materno infantil sempre acolheu o grupo com muito carinho. “Eles acreditaram na gente. Tem sido uma escola pra nós, sou grata. Estar no HFA não é dar, é receber, somos modificados a cada ação”.

Para Marcela, existe por trás de tudo isso um campo missionário maravilhoso. “A chance de levar Deus escondido em pequenos gestos às mães que são as que mais sofrem e as crianças que ainda não entendem o porquê, é gratificante”, finalizou.