Geral

Licitação para retomada de obras do Cais das Artes é suspensa pelo governo do Estado

O aviso da suspensão foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do Estado.

André Vinicius Carneiro

Redação Folha Vitória

O Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes) suspendeu nesta segunda-feira (15), por tempo indeterminado, a licitação objetivando a contratação de empresa para execução das obras de retomada do Cais das Artes, empreendimento localizado na Enseada do Suá, em Vitória. O aviso da suspensão foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do Estado. 

As obras começaram em meados de 2010 e a previsão inicial era de conclusão em quase dois anos. Em 2012, no entanto, a empresa responsável pelas obras faliu. Uma outra empreiteira retomou a obra no ano seguinte, mas em 2015 parou novamente e o consórcio entrou na Justiça contra o Estado. Só em junho deste ano a Justiça liberou a retomada dos trabalhos. Mais de R$ 126 milhões já foram gastos com a obra. 

Leia também:
- Cais das Artes: após anos de atrasos, 900 dias é o novo prazo para execução das obras

De acordo com o Iopes, por meio de nota, a justificativa para a suspensão da licitação são "adequações técnicas em função de pedidos de esclarecimentos solicitados pelas empresas interessadas em participar da licitação. Até o momento, 18 empresas, várias de outros estados, registraram cerca de 30 pedidos de esclarecimento, procedimento normal tamanho e pela complexidade da obra", informou.

'Suspensão sine die': por tempo indeterminado.

O Instituto afirmou ainda que "durante o período da suspensão, o Iopes vai continuar recebendo as visitas das empresas no canteiro da obra e prestando informações para que as mesmas possam dar continuidade aos estudos visando a elaboração das suas propostas. Após os ajustes, o edital será republicado e o prazo para a retomada da obra está mantido para o início de 2019".

Retomada das obras

No dia dezessete setembro deste ano, o governo do Estado autorizou a publicação do edital para dar início a licitação visando a contratação da empresa que seria responsável pela retomada das obras. Na ocasião, segundo o secretário estadual de Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, cerca de R$ 72 milhões serão utilizados para a retomada dos trabalhos. "A gente espera que o mercado das empresas tenha cuidado ao apresentar sua proposta, se prepare bem, porque pela terceira vez o Estado está deixando os recursos corretos, tem um bom projeto e a gente espera que a obra seja concluída", afirmou o secretário, na época.

A proposta do Cais das Artes é abrigar espaços voltados para a realização de shows e espetáculos de teatro, dança, concertos e exposições artísticas de renome nacional e internacional.


Pontos moeda