Tatuador capixaba oferece reconstrução mamária a mulheres diagnosticadas com câncer
Junto com a companheira Flávia Cunha, que oferece a micropigmentação das sobrancelhas, Kiko toca o projeto Semear desde 2017
A mama é um dos símbolos da identidade feminina. A extração para tratar o câncer significa muito, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico. Para devolver a autoestima e confiança de mulheres submetidas a uma mastectomia (retirada da mama) após enfrentarem um câncer, o capixaba Kiko Tattoo oferece gratuitamente o redesenho das aréolas dos seios de mulheres que já fizeram a reconstrução da mama.
Com o projeto Semear, Kiko faz o trabalho desde 2017. "A gente faz esse projeto desde de 2017, e em 1 ano, atendemos 30 mulheres".
Além da reconstrução, Flávia Cunha, esposa de Kiko, oferece a micropigmentação. "Esse projeto já tem tempo. Temos a reconstrução e também oferecemos a micropigmentação das sobrancelhas. A micro é feita durante o tratamento. O pré-requisito é que elas tenham feito o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que não tenham renda para arcar com o tratamento", disse Flávia.
Quem encaminha as pacientes para Kiko e Flávia é o Drº Murilo Boles, do Hospital Santa Rita, em Vitória. "Ele foi o primeiro que acreditou no projeto e sempre ajuda muito. Assim que ele libera as pacientes, já me encaminha com a marcação certinha antes de fazermos o procedimento", contou Kiko.
"Teve uma cliente que veio e a história dela me comoveu demais. Depois disso, vi que não fazia sentido cobrar por um procedimento assim".
O método é o mesmo da tatuagem artística e busca um desenho realista da aréola. Kiko explicou que o procedimento leva de 40 minutos a 1 hora para cada mama e vai além do simples ato de tatuar. "Essa reconstrução requer um cuidado ainda maior. Coloco a rotação da máquina bem baixinha e procuro deixar o mais real possível".
Ajudar o próximo em meio a dor é um ato de amor. "É muito gratificante fazer esse trabalho. Ganho muito mais do que elas! Teve uma que perguntou: você não vai cobrar nada? E quando respondi que não, ela disse: posso te pagar do meu jeito? Eu disse sim e ela me abraçou. Nessa hora, todos saíram chorando: ela, eu e o marido...".
Mastectomia
A TV Vitória/ Record TV está exibindo com uma série de reportagens dedicada ao Outubro Rosa. Na reportagem da última quinta-feira (4), foi falado sobre a mastectomia, um procedimento que consiste na retirada do seio afetado pelo câncer. Esse é um dos processos mais dolorosos, mas a cirurgia plástica de reconstrução da mama é muito importante no processo de cura e no resgate da autoestima da mulher. Assista: