Polícia

Insegurança e consumo de drogas fazem parte do cenário da Ilha do Frade, em Vitória

Na última segunda-feira (03), um homem foi morto com dois tiros e outro baleado após saírem de uma das praias mais procuradas pelos banhistas

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
O bairro conta com segurança privada, contratada pela Associação de Moradores da Ilha do Frade | Foto: Gustavo Fernando

A Ilha do Frade, bairro com metro quadrado mais caro do Espírito Santo, é ocupada por mansões e residências luxuosas e também abriga uma das praias mais frequentadas da cidade, a Praia das Castanheiras. 

Além da beleza natural, visitar a Ilha do Frade também impressiona pela preocupação com a segurança entre os moradores do bairro. Toda a região conta com segurança privada, contratada pela Associação de Moradores e Amigos da Ilha do Frade (Samifra), mais de 50 câmeras de vigilância (sem contar as residenciais), e uma guarita com cancela na única ligação com a ilha de Vitória, a ponte Desembargador Paes Barreto.

Apesar de todo esse aparato de segurança, patrulhamento da Polícia Militar e da Guarda Municipal, o bairro possui ocorrências de arrombamentos, furtos, roubos, homicídio e livre consumo de drogas nas praias.

A reportagem do jornal online Folha Vitória esteve na região em duas oportunidades e flagrou vários frequentadores usando maconha de forma indiscriminada. Além disso, cães nadam livremente entre banhistas, grande parte composta por crianças. Apesar de não existir uma lei municipal que proíba o banho de animais no mar, a Prefeitura de Vitória ressalta o bom senso e conscientização dos frequentadores, já que a prática não é indicada.

Frequentadores alegam que o flagrante é comum. Além disso, afirmam que as praias do bairro são procuradas pelos usuários de drogas pelo difícil acesso e praias arborizadas.

Um morador, que preferiu não se identificar, disse que poucos moradores do bairro frequentam as praias. Ele também relata que o número de usuários de drogas aumentou muito nos últimos anos.

Segundo um segurança que atua em uma guarita em uma das pedras do local, o abrigo é constantemente arrombada e alvo de depredação por parte de frequentadores da praia.

Crime no local

Na última segunda-feira (03), um crime chocou moradores e frequentadores do bairro, um homem foi morto com dois tiros e outro baleado após sair da Praia da Barreira, a segunda mais procurada pelos banhistas no local.

Segundo a Polícia Civil, o crime trata-se de um acerto de contas entre traficantes de gangues rivais. As diversas câmeras de segurança instaladas na Ilha do Frade flagraram a entrada da motocicleta usada para cometer o crime. Moradores reclamam que cada fez mais o entorno da ilha tem sido usado para o uso de drogas. 

Crime na Ilha do Frade na última segunda-feira (03)

Associação de Moradores

A Associação de Moradores e Amigos da Ilha do Frade (Samifra) foi procurada, mas até a publicação da reportagem não se pronunciou sobre os assuntos abordados. 

Polícia Militar

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP) informou que o policiamento preventivo é realizado em toda a região da Ilha do Frade, dia e noite, por meio de viaturas, motopatrulhas e patrulhamento a pé. Além disso, cercos com a Força Tática e rondas ostensivas com abordagens são realizados em horários estratégicos. 

A PM também ressalta que reforçou o policiamento em regiões onde concentram-se os polos comerciais de toda a Grande Vitória, e que está sempre à disposição da comunidade para conversar sobre as ações que são realizadas no local. Em casos de suspeita ou ocorrência de crime, uma viatura deve ser acionada pelo Ciodes (190).

Guarda Municipal de Vitória

Em nota, a Prefeitura de Vitória informou que está fazendo investimentos para apoiar ainda mais o trabalho das polícias Militar e Civil, como por exemplo o Cerco Inteligente de Segurança. Em relação às vias da Ilha do Frade, os agentes da Guarda Municipal realizam rondas periódicas em toda a região. Qualquer movimentação suspeita deve ser passada para o Ciodes (190), que uma guarnição da Guarda Municipal ou da Polícia Militar será encaminhada até o local.

Pontos moeda