Polícia

Nove suspeitos de estupro e violência doméstica são presos durante operação no ES

Os acusados de violência sexual foram detidos em Guarapari e Cariacica. Ao todo, 44 pessoas foram detidas nesta quinta-feira, ao longo da Operação Atena

Operação da Polícia Civil resultou na prisão de 44 pessoas no Espírito Santo | Foto: Divulgação

Nove suspeitos de crimes de violência doméstica e estupro foram presos durante uma mega operação da Polícia Civil, nesta quinta-feira (20), no Espírito Santo. Dois desses criminosos são acusados de violência sexual e foram detidos nos municípios de Guarapari e Cariacica.

De acordo com a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), delegada Claudia Dematté, o suspeito preso em Cariacica é investigado por pelo menos três estupros.

"Ele é investigado pela nossa Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cariacica, pela prática de possíveis três estupros. Na manhã de hoje [quinta-feira], duas dessas vítimas já compareceram à delegacia e reconheceram ele como sendo o autor do estupro praticado em desfavor delas", frisou a delegada.

Claudia Dematté pede que toda mulher que for vítima de qualquer tipo de violência doméstica, que procure a Polícia Civil e faça a denúncia.

"Se alguém tiver alguma informação, souber alguma coisa a respeito desse estuprador, ou se alguma mulher foi vítima e não teve coragem de procurar a delegacia, a gente pede que procure a nossa Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cariacica. Além disso, podem ser feitas denúncias por meio do 181, que é o Disque-Denúncia, por meio do qual é mantido o anonimato. É importante esclarecer que, tanto para as mulheres vítimas de crimes resultantes de violência doméstica e familiar, como também de crimes de estupro, que não se calem. Não tenham medo, não tenham vergonha de procurar a delegacia para denunciar. A Polícia Civil, por meio da nossa Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, está aí para agir com firmeza e prender esses agressores e esses possíveis estupradores", ressaltou.

Operação

Durante a operação, batizada "Atena", que teve início na madrugada desta quinta-feira, um total de 44 pessoas foram detidas, sendo 38 adultos e seis adolescentes. Também foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão. Ao longo da operação, foram apreendidas armas, drogas e munições.

A Operação Atena é chefiada pela Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas (SIAE) e tem a participação de diversas delegacias especializadas da Policia Civil, como a DEAM, o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic). Um total de 205 policiais participam da ação.

De acordo com o chefe da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), delegado Eduardo Passamani, a operação continua e não há prazo para as prisões terminarem na Grande Vitória.

"A equipe do departamento começou a operação hoje às 4 horas da manhã e a gente não tem hora para terminar. Estamos trabalhando com cumprimentos de mandados de busca e apreensão, de prisão e fazendo um policiamento repressivo qualificado. Estamos nas ruas, com várias equipes, e vamos atuar em pontos críticos, visando coibir o tráfico de drogas e os homicídios", ressaltou Passamani.

Cachoeiro

A Operação Atena também teve desdobramentos em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. Em dois bairros do município, a polícia apreendeu 70 motocicletas que haviam sido roubadas ou furtadas.