Tiros e correria após detento escapar de agentes próximo a faculdade particular de Vitória
Caso aconteceu na tarde desta sexta-feira, no momento em que o preso desembarcava para realizar um exame no DML. Elden dos Santos Lopes ainda teria roubado uma moto para fugir
Um detento conseguiu escapar de uma viatura da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) no momento em que desembarcava para realizar um exame de lesões corporais no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória. Segundo a polícia, ele roubou uma moto para fugir dos agentes penitenciários, que chegaram a efetuar tiros para o alto, na tentativa de conter o detento, identificado como Elden dos Santos Lopes, de 25 anos.
O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira (16). De acordo com o subsecretário para assuntos do sistema penal da Sejus, Alessandro Ferreira de Souza, os agentes estavam abrindo a viatura para retirar o preso, quando ele conseguiu escapar. Até o helicóptero da Polícia Militar foi usado para tentar achar o fugitivo.
"Os agentes imediatamente foram atrás dele, efetuaram disparos para o alto, mas infelizmente ele conseguiu fugir e ainda não foi localizado", disse o subsecretário.
De acordo com a Sejus, Elden cumpria pena na Penitenciária Estadual de Vila Velha I, no Complexo do Xuri, por roubo e porte ilegal de arma de fogo. Ele estava preso desde novembro de 2012.
Ainda segundo a secretaria, o detento se machucou durante uma confusão dentro do presídio e, por isso, foi levado para fazer exame de lesão corporal. O subsecretário explicou que esse é um procedimento padrão para casos desse tipo.
Alessandro Ferreira de Souza disse ainda que a Corregedoria da Sejus vai abrir uma sindicância para esclarecer os fatos. O subsecretário não soube informar se Elden estava devidamente algemado na hora em que fugiu e que essas e outras informações serão apuradas durante as investigações.
Roubo de moto
De acordo com a polícia, após se livrar dos agentes penitenciários, o suspeito roubou uma moto amarela, de 300 cilindradas, para fugir. Ele teria seguido na direção da Avenida Leitão da Silva. O veículo foi encontrado, pouco tempo depois, abandonado no bairro São Cristóvão, também em Vitória.
Testemunhas chegaram a dizer que, na tentativa de despistar os agentes penitenciários, o fugitivo teria pulado o muro da Emescam, que fica na Avenida Reta da Penha, perto do DML, e entrado dentro da faculdade. No entanto, a assessoria de comunicação da instituição negou a invasão e informou que a Polícia Civil esteve no local apenas para realizar a perícia. A Emescam informou ainda que a ocorrência não alterou a rotina de alunos e funcionários da instituição.
A polícia realizou buscas pela região, mas o detento ainda não foi recapturado. Quem tiver qualquer informação que ajude a polícia a localizar o suspeito deve entrar em contato com o disque-denúncia, pelo telefone 181. Não é preciso se identificar.