Ex-Petrobras, Paulo Costa fez jus ao cargo: Abastecimento

Com informações sigilosas do MP, a Polícia Federal se mobiliza para nova grande operação, a Lava Jato 3, que vai mandar para a cadeia uma penca de assessores, familiares e políticos sem mandato, e o cerco se fecha a funcionários de grandes empreiteiras, por onde entrava o dinheiro.

Na quinta, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Pires abriu o jogo: Pelo menos 70 parlamentares – entre deputados, senadores e um governador – da base aliada receberam propina dele. O caderninho foi entregue e o depoimento gravado em vídeo.

Assim que se encerrarem os depoimentos, Pires será solto e livre de processos. Mas por determinação judicial, retido em casa no Rio.

O PT e sua base estão indo para o saco mortuário. É o que se depreende não só das pesquisas eleitorais, mas da delação premiada do ex-diretor. Toda a base está envolvida.

Até a imprensa envolvida. A PF teria gravações do encontro de um conhecido jornalista com o doleiro Alberto Yousseff, no qual o editor de um portal recebeu R$ 240 mil.

Aeroclube sem-teto

Fundado por Santos Dumont em 1903, o Aeroclube do Brasil tornou-se entidade sem-teto. Por ordem judicial, está despejado pela Infraero desde sábado (6) dos hangares que ocupa no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio.

O impasse judicial dura um ano. O despejo não envolve apenas um fato histórico e sentimentalismo. Sem sede, os cursos de formação de pilotos vão paralisar e em poucos anos o mercado de aviação comercial pode sentir o baque. O Aeroclube foi responsável pela formação de 80% dos pilotos do Rio, Minas e Espírito Santo que atuam nas grandes companhias aéreas.

A conseqüência pode abrir brecha para que o Congresso mude o Código de Aviação, em discussão, e abra as portas para pilotos estrangeiros serem contratados com a demanda.

A direção do Aeroclube teve sucessivas derrotas judiciais em todas as instâncias no Rio. Apelará agora ao STJ. A Infraero precisa da área para alocar 200 funcionários.

Nos EUA, a situação é diferente. A pista e os hangares usados pelos irmãos Wright no primeiro voo foram tombados, e entregues a uma associação de pilotos. Já aqui..

Marina & Manhattan

Marina Silva ganhou grande perfil com fotos no The Wall Street Journal, a bíblia dos investidores americanos e da Bolsa em NY. O texto disseca virtudes e contradições, e cita que ela pode ser “a primeira presidente negra” e “protestante” do Brasil.

No artigo, o jornalista John Lyons lembra que a figura de Marina “carrega enormes incógnitas para sétima maior economia do mundo”.

Magoou

O embaixador do Iraque no Brasil, Adel Alkudi, reclamou da desatenção do Brasil para com seu país e da política do Itamaraty. Foi num encontro com o presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).

Adel Alkudi não gostou da neutralidade da presidente Dilma e do Itamaraty sobre o avanço do massacre contra seu povo, por militantes armados do chamado Estado Islâmico, uma guerrilha que cresce a cada dia – inclusive em barbáries.

Classificados

Clima de velório no Ministério da Fazenda ontem com a confirmação de que a presidente Dilma entregou a cabeça de Mantega para acalmar o mercado. O ministro evitou a tradicional entrada pela porta principal. A Coluna antecipou a queda de Mantega dia 28 de agosto, e que Mercadante (Casa Civil) procura nome.

A freira e o operário

Clima quente no bunker do marqueteiro João Santana, do PT, com o vazamento da pesquisa encomendada sob sigilo com Lula no lugar de Dilma. Como publicado, Marina empata com o Barba. Foi o enterro do ‘Volta, Lula!’.

Onda do Batom

Com Dilma ou Marina presidentes, Bachelet no Chile e Cristina na Casa Rosada, os EUA podem se animar a entrar na onda e eleger sua primeira mulher commander-in-chief da História. Hillary Clinton já critica Obama e vai se lançar a presidente.

Cadê a confraria?

A mídia demonizou durante a semana a mocinha que gritou Macaco para o goleiro do Santos. Merece ser punida, sim. Ontem pediu desculpas. Mas cadê os outros seis rapazes que imitaram um gorila atrás do gol, o que motivou a denúncia de Aranha?

Lula de saias

A presidente Dilma está brava. Não é a primeira vez, mas se tornou recorrente o ato falho – ou provocação mesmo? – de aliados. Ao citá-la em evento, o senador Humberto Costa a chamou de Presidente Lula.

Vice-bombeiro

As articulações eleitorais e o bom trânsito em setores e suprapartidário indicam que Beto Albuquerque (PSB) será o vice-conciliador se Marina vencer a eleição.

Povo não é bobo

Com Valdemar da Costa preso e Tiririca com mandato apagado, o PR admite à meia boca que não espera expressiva votação do deputado-palhaço para este ano.
_____________________________

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *