Abin barra nomes de indicados para ministérios

A despeito das reclamações da base governista sobre as indicações travadas para cargos nos ministérios, os políticos também não ajudam. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tem barrado muitos nomes sugeridos pelos deputados e senadores – prova de que bons sujeitos não devem ser na praça. A revelação foi feita pelo ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a seleto grupo de líderes que o visitou na última quarta-feira.

Mercadante indicou outros dois fatores sobre o bloqueio das demandas: a prioridade para os cargos é de perfil técnico; e os próprios ministros barram indicações.O perfil técnico foi imposição da presidente Dilma desde a ‘faxina’ realizada por ela nos ministérios em 2011 assim que assumiu. Por isso a base reclama não ter ingerência. No atual cenário, a maioria dos ministros é da cota pessoal de Dilma, e não dos partidos.

Daí ela repetir para os próximos que ‘a crise’ é uma invenção do Congresso Nacional.Mercadante instigou os políticos a cobrarem ministros de seus partidos as nomeações. Um líder ficou pasmo: ‘Se o chefe da Casa Civil não tem esse poder, nós teremos?’

Porte de drogas: sob pressão política, STF acelera análise
Até semana passada longe da pauta, a descriminalização do porte de drogas em pequena quantidade, cuja ação dormitava na Corte sob vista do ministro Gilmar Mendes, mudou completamente a vida dos togados. A maior pressão é política. Cobrados por entidades de suas bases, entre prós e contras à legalização, deputados e senadores fazem romarias pelos gabinetes dos ministros desde a última segunda-feira.

Os ministros Rosa Weber (às 18h) Celso de Mello (19h) marcaram reuniões com parlamentares para a próxima terça, na véspera da análise em plenário.O ministro Gilmar Mendes entregará seu voto na quarta-feira. Ele não tinha pressa, mas foi pautado. O ministro Luiz Fachin vai pedir vista.

PDT no divã
Após a reunião no Planalto, sobre a possível troca do ministro do Trabalho, do PDT, para acalmar a bancada na Câmara, o presidente do partido, Carlos Lupi, reuniu-se com

Manoel Dias. Mas entre os dois o papo foi outro. Dias está garantido no cargo, apesar de a bancada se debandar da base no Congresso. Maneco é da cota do próprio Lupi. Lupi e o
ministro conversaram muito sobre a entrada dos irmãos Cid e Ciro Gomes no PDT, com filiação nesta segunda em Fortaleza. Ambos acreditam que a dupla, bem afinada com a presidente, tende a fortalecer a interlocução do partido com o Palácio.

Tentáculos da Lava Jato

Operação Lava Jato vai se estender por mais dois ou três anos. A tese de ‘puxa-se uma pena e sai uma galinha’, frase do ministro do STF Teori Zavaski, nunca foi levada tão a sério. A operação começou com a prisão de um doleiro em Brasília, chegou ao doleiro Youssef, à Petrobras, ao setor energético e aos estádios da Copa. E tem mais setores.

O núcleo Lulista do PT começa a avaliar, em reuniões em São Paulo – no diretório nacional e no Instituto Lula – até que ponto a Lava Jato pode prejudicar o possível lançamento do ex-presidente na disputa pelo Planalto. A ideia é encomendar pesquisas bimestrais a partir de 2016. Qualitativas, em especial.

Hum…aí tem
Prefeitos e deputados estão preocupados com a CPI dos Fundos de Pensão. Chegou aos integrantes da Comissão que os alcaides temem que as investigações sobre operadores dos grandes fundos estatais se estendam aos municipais previdenciários.Ano passado, a PF deflagrou uma operação em Brasília e prendeu ‘pastinhas’, lindas mulheres contratadas por empresários para seduzir prefeitos e convencê-los a aportar dinheiro dos funcionários das prefeituras em investimentos suspeitos – e em desvios.

Amor de filha
A presidente Dilma – reparem na agenda – há mais de dois anos não tem compromissos noturnos. Raramente aparece em público. É que dispensou a ajudante e ela mesma cuida da mãe, sua homônima, que requer cuidados médicos. Foi assim inclusive na campanha.

Para gringa ver
A redução do desmatamento na Amazônia foi muito comemorada pelos órgãos federais. Os dados, comprovados por entidades internacionais, saem às vésperas de o Brasil fechar o acordo para a COP21. Dia 20, a chanceler alemã Angela Merkel desembarca em Brasília e anuncia doação de 32 milhões de euros para preservação de florestas.

Já atravessou
A PF apura no Norte do País a suspeita de envolvimento das FARC da Colômbia no tráfico internacional de madeira com extração ilegal dentro do território brasileiro. Para os delegados na região, o combate ao crime ambiental é muito difícil porque o crime está intrínseco à comunidade: pelo menos 80% das comunidades dependem disso.

Vem operação limpeza
Ministro das Cidades, Gilberto Kassab está às voltas com um levantamento constrangedor. Tem que entregar para a presidente Dilma o número de invasões de apartamentos do ‘Minha Casa’, por sem-teto e até traficantes, em todo o Brasil.

Turma do som
A Sala Cássia Eller, no Complexo da Funarte Brasília, receberá o ‘Encontro com a Música’ na próxima sexta, realizado pelo MinC e pela Funarte. Um encontrão de músicos, produtores, gestores e demais interessados em propostas públicas para o setor.

GPS quebrado
John Kerry, primeiro secretário de Estado americano a revisitar Cuba após décadas, passeou pelas ruas de Havana sob aplausos. Esqueceu de dar uma passadinha na Base de Guantánamo, onde os EUA mantiveram por anos presos suspeitos de terrorismo.

Euuu??
A presidente Dilma tem repetido para ministros palacianos que suporta pressões e injustiças. Mas tenta culpar toda a equipe, menos ela e suas desastradas decisões, pela crise na economia, conta um amigo da onça.

Cardápio apimentado
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, faz palestra para empresários de Brasília e Goiânia na terça, no network ‘Visão Capital’, do Jornal de Brasília.

Varre & volta
A Fundação de Apoio ao Preso do Distrito Federal fechou parceria com o ICMBio para ceder detentos em semiaberto para cuidar das reservas florestais na região.

Primeiro da fila
A CPI dos Fundos de Pensão deve começar com a convocação do superintendente da Previc – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Carlos de Paula.

Vê de perto
Do delegado federal Franco Perazzoni, que combate o crime ambiental na Amazônia: ‘a floresta já perdeu 25% da cobertura original’. A despeito da redução do desmatamento.

A conferir
A presidente Dilma prepara para a COP21, a Convenção do Clima, em Paris em dezembro, o anúncio de forte investimento em fontes renováveis no Brasil.

Ponto Final

Em suma, a Abin faz um grande serviço à nação ao barrar nomes ‘sujos’ indicados por políticos não muito convincentes.
300x200px Blog Bastidores 300x200px Blog De Olho no Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *