Polícia no laranjal

A prisão do assessor especial Mateus Von Rondon reforçou a pressão para que ministro do Turismo, Marcelo Álvaro (PSL), partido do presidente Jair Bolsoaro, demissão para evitar desgaste ao Governo. Foram presos, também, Roberto Soares, dos coordenadores da campanha de Álvaro, e um ex-assessor dele na Câmara Haissander Souza de Paula. Parlamentares do próprio PSL e de partidos afirmam, em conversas reservadas, que um pedido de demissão ou afastamento ministro representaria “saída honrosa”. Além de Minas Gerais, as investigações da PF do MPF sobre o laranjal do PSL avançam no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Mão firme
O que se sabe na alta roda é que Bolsonaro tem dívida pessoal com o agora ministro: Marcelo Álvaro um dos que salvou sua vida logo após o atentado de Juiz de Fora.

Agora é contigo
Álvaro é como aquele soldado que carrega o amigo ferido de morte no front campo batalha, com todos os riscos. Bolsonaro é fiel a esse pensamento. Mas a paciência se foi.

Oi!..
Apareceu esbaforido no Ministério dos Direitos Humanos o ex-deputado federal Santiago (PT), também ex-embaixador do Brasil em Cuba no Governo Lula.

..e tchau!
Tilden quis saber qual era o protocolo dele na Comissão da Anistia. Causou aos servidores que, em 16 anos do PT no Governo, ele não sabe disso.

Oposição x Moro
A oposição na Câmara Federal decidiu protocolar requerimentos de ministro da Justiça, Sérgio Moro, em várias comissões para driblar a blindagem dos deputados aliados do Governo.

Foi à CIA?
O vice-líder do PCdoB, deputado Márcio Jerry (MA), espera que Moro seja ouvido audiência pública conjunta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. parlamentar questiona o real motivo de uma viagem ‘de última hora’ de Moro aos nesta semana supostamente para visitas à CIA. Te cuida, Glenn do The Intercept.

Lama abaixo 1
A CPI que apura as causas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) propor o aumento da tributação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral 3,5% para 10% sobre o faturamento bruto das empresas. A proposta consta no final da comissão que deverá ser votado até o dia 9 de julho.

Lama abaixo 2
O texto, de mais de 300 páginas, pedirá o indiciamento de pelo menos 14 pessoas vários crimes – como omissão e homicídio culposo dos envolvidos -, além recomendar em R$ 10 bilhões o valor de indenizações a estados e municípios.

Famosa Lista
O veto à proposta de lista tríplice para diretoria de agências reguladoras, anunciado presidente Bolsonaro, não deverá mudar a “essência” do marco regulatório pelo Senado em maio. A expectativa é do vice-presidente da União Nacional Servidores das Agências Reguladoras, Tiago Botelho.

Argumentos
À Coluna, o dirigente pontua que a proposta que está na mesa dele (Bolsonaro) não o condão de retirar prerrogativas do presidente: “A questão da lista tríplice é por fazer filtro prévio ao presidente. Se por acaso vier veto nesse sentido, mas mantidos critérios mais objetivos para indicação dos futuros diretores, será excelente”.

Dona Renata
Ventila-se no Palácio das Princesas o nome da ex-primeira dama de Pernambuco Campos para conselheira no Tribunal de Contas do Estado. A vaga foi aberta com morte do conselheiro João Campos, vítima de infarto no sábado.

ESPLANADEIRA
# O professor João Daniel de Almeida palestra hoje no Centro Dom Vital, Cinelândia, sobre O Poder das Forças Armadas na História Política brasileira. # Américas Shopping, no Recreio dos Bandeirantes, acaba de receber unidades laboratório Sérgio Franco e da clínica CPDI. # A Ala Moça do PDT – integrada jovens pedetistas- promoveu sua primeira reunião nos jardins do Palácio do Catete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *